Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Centenas de novelos de lã usados para dar forma a obras de arte

Centenas de novelos de lã dão forma às criações artísticas, em crochê, que, até 30 de setembro estão espalhadas pelas ruas de Vila Nova de Cerveira, num projeto comunitário que envolveu mais de "dezenas" de pessoas, informou hoje fonte da câmara local.

Centenas de novelos de lã usados para dar forma a obras de arte
Notícias ao Minuto

12:15 - 26/07/18 por Lusa

Cultura Cerveira

Contactada pela agência Lusa, fonte daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que "a confeção dos trabalhos para a terceira edição da iniciativa 'O Croché Sai à Rua' começou em março e terminou em meados deste mês, envolvendo utentes de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), nove juntas de freguesia, comerciantes e população em geral".

No total, foram confecionadas "oito bonecas, colocadas no início e fim de cada rua da vila, cada uma com cerca de 2,5 metros de altura, totalmente vestidas em croché, ostentando vestidos de gala, trajes tradicionais e até de personagens de animação infantil".

Na fachada da câmara municipal foi instalado "um pavão, com três metros de altura, rodeado de um jardim feito em croché".

Outro dos destaques do evento é o da fachada de uma casa particular que "foi, totalmente forrada" a croché, existindo ainda "inúmeros apontamentos coloridos e de dimensões consideráveis espalhadores pelas ruas da vila da Artes, como é conhecida Vila Nova de Cerveira, por ser palco da mais antiga bienal internacional de artes do país.

Segundo aquela autarquia, a iniciativa 'O Croché Sai à Rua' "atrai milhares de pessoas oriundas não só de várias regiões de Portugal, mas igualmente de outros países".

"As várias artérias do centro histórico tornam-se uma aventura com trabalhos duplamente gigantes, na beleza e na dimensão, mas também muitos e atrativos pormenores em montras, varandas, jardins, edifícios públicos", especificou o município.

No centro histórico, "há ruas totalmente, ornamentadas em croché com arcos festivos, com toldos de flores, borboletas, vasos, motas, bicicletas entre as obras de arte em croché".

O projeto 'O Croché Sai à Rua', iniciado em 2014 pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, tem periodicidade bienal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório