Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu anuncia três finalistas

Os filmes 'Woman at War', de Benedikt Erlingsson, 'The Other Side of Everything', de Mila Turajlic, e 'Styx', de Wolfgang Fischer, são os finalistas do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu (PE), foi hoje anunciado.

Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu anuncia três finalistas
Notícias ao Minuto

15:16 - 24/07/18 por Lusa

Cultura Galardão

Esta é a 12.ª edição do prémio criado em 2007 pelo Parlamento Europeu para distinguir filmes sobre a identidade e a diversidade cultural na Europa.

Do realizador islandês Benedikt Erlingsson, 'Woman at War' é a "alegre, inventiva, enérgica e feminista" saga de uma professora de música, que vive uma vida dupla como uma apaixonada ativista ambiental, e que é surpreendida com a conclusão do processo de adoção de uma criança ucraniana.

No documentário 'The Other Side of Everything', a cineasta sérvia Mila Turajlic retrata a luta de um país e de uma sociedade contra o nacionalismo e pela democracia, através dos olhos de uma família sérvia.

'Styx', do austríaco Wolfgang Fischer, apresenta-se primeiramente como um documentário, para depois se converter numa alegoria de um Mundo polarizado pela crise dos refugiados.

O filme vencedor do Prémio Lux será anunciado a 14 de novembro, na sessão do PE em Estrasburgo, na presença dos nomeados.

Os três filmes finalistas serão legendados nas 24 línguas oficiais da União Europeia e serão projetados entre outubro e dezembro nos 28 Estados-membros.

Os nomeados foram anunciados hoje, em Roma, pelo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

'Do outro lado', de Fatih Akin, 'Ida', de Pawel Pawlikowski, e 'Toni Erdmann', de Maren Ade, são alguns dos filmes premiados em anos anteriores.

Em 2017, o vencedor foi o filme 'Sámi Blood', da realizadora sueca Amanda Kernell.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório