Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Fundo de produção cinematográfica arranca no Avanca 2018 Film Festival

A Câmara de Estarreja e o Cineclube de Avanca vão criar um fundo de produção cinematográfica, para financiar a produção local, foi hoje anunciado na apresentação da 22.ª edição do Avanca Film Festival.

Fundo de produção cinematográfica arranca no Avanca 2018 Film Festival
Notícias ao Minuto

19:21 - 17/07/18 por Lusa

Cultura Aveiro

A vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, anunciou que "a parceria entre a Câmara de Estarreja e o Cineclube de Avanca vai ser reforçada, com a criação de um fundo de produção cinematográfica", o "Avanca Film Fund", desde já dotado pela autarquia com dez mil euros.

"O objetivo é vir a criar um 'cluster' da indústria cinematográfica, posicionando Estarreja e o Cine Clube de Avanca no mundo da produção audiovisual", disse.

Para António Costa Valente, presidente do Cineclube que vem organizando o Festival, "passados 21 anos, mais de 100 filmes produzidos e com mais de 300 prémios recolhidos pela produtora local, há condições únicas para que Estarreja possa ter uma indústria cinematográfica relevante".

Quanto ao valor do Fundo, Costa Valente está confiante de que vai ser multiplicado, "nomeadamente através de serviços anexos necessários à produção de filme".

"É um novo passo da maior importância para que o cinema seja mais presente", comentou.

Sobre a 22.ª edição do festival internacional de cinema, televisão, vídeo e multimédia, o presidente da Câmara, Diamantino Sabina, revelou que o apoio do Município será este ano de 25 mil euros, além de suporte logístico.

"Os mais de três mil trabalhos submetidos ao Festival e o facto de receber cineastas de todo o mundo, atestam o valor internacional do certame, justificando o reforço da verba", referiu.

O Avanca 2018 Film Festival abre no dia 25 e, na edição deste ano, "vai haver uma forte competição de vários filmes em estreia mundial", e obras de longa metragem de distintas origens como a Rússia, Eslovénia e Portugal, "que vão ser uma surpresa para quem assiste", antevê o presidente do Cineclube.

De registar ainda que o Festival foi selecionado este ano para ser incluído pela Federação Internacional de Cineclubes (FICC) no Prémio D. Quixote, a atribuir entre os filmes a concurso.

Na vertente científica, serão levados à conferência mais de uma centena de comunicações, perante uma comissão académica em que estão representados os cinco continentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório