Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Júlio Pomar: Ministro lembra "figura incontornável" da cultura portuguesa

O ministro da Cultura lamentou "profundamente" a morte do artista plástico Júlio Pomar, hoje aos 92 anos, "um artista extraordinário" e "uma figura incontornável na cultura e na história das artes visuais portuguesas".

Júlio Pomar: Ministro lembra "figura incontornável" da cultura portuguesa

"Júlio Pomar foi um artista extraordinário e uma figura incontornável na cultura e na história das artes visuais portuguesas. O país está grato pelo legado incomensurável que nos deixa e pela capacidade de nos inspirar através da sua vida e da sua obra", refere Luís Filipe Castro Mendes num comunicado hoje divulgado, no qual lamenta "profundamente a morte de Júlio Pomar".

O ministro lembra que, "com uma linguagem e um universo próprios, construídos ao longo de uma vida", Júlio Pomar "foi um artista total, que marcou várias gerações e inscreveu a sua arte nos diversos momentos políticos do país".

Pintor e escultor, Júlio Pomar, é considerado um dos criadores de referência da arte moderna e contemporânea portuguesa.

O artista deixa uma obra multifacetada que percorre mais de sete décadas, influenciada pela literatura, a resistência política, o erotismo e algumas viagens, como a Amazónia, no Brasil.

Júlio Pomar, nascido em 1926 em Lisboa, é, para Luís Filipe Castro Mendes, "um mestre no qual repousa uma enorme sabedoria e um amor eterno pela vida e pelas artes".

"Num gesto natural e espontâneo, Júlio Pomar era um símbolo das artes e do conhecimento, que transmitia com a mesma simplicidade com que nos comovia", afirma, destacando que o artista plástico "soube sempre projetar-se na intemporalidade".

Na mensagem hoje divulgada, o ministro aproveita para enviar "sentidas condolências" à família de Júlio Pomar.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório