A Red Bull informou esta terça-feira que demitiu Juri Vips, piloto da academia que compete na Fórmula 2, depois de o jovem estónio ter feito um comentário racista durante a transmissão de um videojogo online.
"Depois da investigação feita ao incidente online que envolveu Juri Vips, a Oracle Red Bull Racing terminou o contrato de Juri Vips como piloto reserva e de testes. A equipa não coaduna com qualquer tipo de racismo", lê-se na nota publicada pela Red Bull nas redes sociais.
Na passada semana, depois de a equipa ter informado que Vips estava suspenso e que iria averiguar o caso, o jovem piloto de 21 anos quis retratar-se.
“Quero pedir as mais sinceras desculpas pela linguagem ofensiva durante um direto de gaming feito. Aquela linguagem é totalmente inaceitável e não reflete os meus valores e princípios. Lamento profundamente as minhas ações, este não é o exemplo que quero dar”, referiu Juri Vips.
Recorde-se que no Grande Prémio de Espanha, nos primeiros treinos livres, Juri Vips foi escolhido para conduzir o RB18B desta temporada. Foi, aliás, a primeira vez que o estónio esteve aos comandos de um carro de Fórmula 1. O piloto, que corre pela equipa Hitech na Fórmula 2, é o atual sétimo classificado do Mundial que serve de antecâmara à mais alta categoria do desporto automóvel.
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) June 28, 2022