AO MINUTO: Mais 8 mortos em Portugal. Prémio pode deixar maioria de fora?

A pandemia continua a ganhar terreno tendo já causado a morte a mais de 516 mil pessoas e infetado mais de 10,7 milhões. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

© Getty Images

Mundo Pandemia 02/07/20 POR Melissa Lopes

Portugal encontra-se desde esta quarta-feira, e até nova reavaliação da situação, 'dividido' em três, com a generalidade do território continental em estado de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa em contingência, continuando 19 freguesias ainda em estado de calamidade devido ao aumento diário de casos. "Não se pode falar em descontrolo", mas "situação é de sobressalto", admitiu a ministra da Saúde, Marta Temido, em entrevista  à RTP. 

PUB

O Brasil já ultrapassou a barreira dos 60 mil mortos, a Índia conta com mais de 600 mil infetados e os Estados Unidos, país mais afetado do mundo, contabiliza 128.028 óbitos e 2.678.202 casos desde o início da pandemia, com quase 50 mil infetados nas últimas 24 horas. 

Um estudo preliminar de uma universidade estima que entre 1% e 2% dos nova-iorquinos infetados morreram, uma taxa de mortalidade mais alta do que a identificada em qualquer outro lugar do mundo.

Siga no mapa a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h00 - Este registo chega ao fim mas pode continuar a acompanhar-nos AO MINUTO aqui e a seguir a evolução da pandemia nos mapas de Portugal e do Mundo.  

14h55 - Há mais um concelho com quase mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu

14h50 - Das oito mortes por Covid-19 registadas em Portugal nas últimas 24 horas, cinco ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Centro, de acordo com o boletim divulgado esta quinta-feira. 

14h38 - Nas últimas 24 horas, registaram-se 328 novos casos de infeção e mais oito mortes por Covid-19 em Portugal. O total de infeções desde o início da pandemia é agora de 42.782 e de vítimas mortais de 1.587. Com mais 299 doentes curados, o total de recuperados é de 28.097. Dos novos casos reportados, 273 concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, cerca de 83%.

Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 2 de julho, que pode ser consultado integralmente em https://t.co/FItqb6s6mC e https://t.co/eyA2VAInoj#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaudepublica #estamoson pic.twitter.com/Z4X5VpP8B0

— DGS (@DGSaude) July 2, 2020

14h30 - Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalou na rede social Twitter que 60% do total de casos de Covid-19 foram detetados apenas no mês de junho e reiterou que a estratégia de combate à pandemia tem de ser abrangente. "É a única saída". 

60% of all #COVID19 cases so far have been reported just in the past month. We'll never get tired of saying that the best way out of this pandemic is a comprehensive approach.Not testing alone.Not physical distancing alone.Not contact tracing alone.Not masks alone.Do it all. https://t.co/B1ZaWldmC3

— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) July 1, 2020.

14h16 - Madeira alerta para risco de cadeias de transmissão com reabertura de aeroportos.

14h02- O foco de Covid-19 detetado numa fábrica de conservas em Vila do Conde, distrito do Porto, tem 12 casos de infenção confirmados, informou hoje fonte da Administração Regional de Saúde-Norte (ARS-Norte). 

14h00 - O prémio aos profissionais de saúde, ontem aprovado no Parlamento, pode deixar de fora a maioria dos médicos, alerta a Federação Nacional dos Médicos (FNAM). "O prémio aos profissionais de saúde, de caracter pontual, que foi aprovado esta quarta-feira, não compensa o risco inerente ao exercício da profissão médica e pode deixar de fora a maioria dos médicos que têm participado no combate à pandemia por SARS-CoV-2", refere o sindicato em comunicado, que aponta falta de clareza sobre o universo de profissionais abrangidos.

13h50 - "Bodes expiatórios"? Ex-eurodeputada do PS, Ana Gomes, fala em "ataque concertado" de vários quadrantes à ministra Marta Temido, levado a cabo "pelos que sempre precisam de arranjar bodes expiatórios para a sua própria leviandade e in/acção". E questiona: "Vai António Costa cair na esparrela bolsonerista de mudar de ministro da saúde no meio da pandemia?"  

Está a parecer-me concertado demais o ataque de vários quadrantes a Marta Temido. Pelos q sempre precisam de arranjar bodes expiatórios p/ a sua própria leviandade e in/acção. Vai @antoniocostapm cair na esparrela bolsonerista de mudar de ministro da saúde no meio da pandemia????

— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) July 2, 2020

13h45 - Balanço da pandemia a nível global: O novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 516.369 pessoas e infetou mais de 10,7 milhões em todo o mundo desde dezembro. Dos casos detetados, pelo menos 5.430.100 foram considerados curados.  

13h40 - Manuais: Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas" e criticam  o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares.

13h35 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de covid-19, mantendo um total de 153 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, adiantou a Autoridade de Saúde Regional.

13h30 - O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que "há convergência total" com o Governo no combate à pandemia de Covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde correspondam a uma "ferida".

13h06 - A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 "ativos", num total de 53 casos positivos, 20 dos quais recuperados, anunciou hoje o vice-presidente da autarquia. 

12h58 - Sobe para oito o número de mortos em Reguengos de Monsaraz.

12h45 - Anunciado medicamento com atividade antiviral superior ao remdesivir.  A PharmaMar defende, mais uma vez, a eficácia do seu medicamento Aplidin para a Covid-19. O anúncio surge num contexto de batalha global para obter reservas de remdesivir, o medicamento da Gilead Sciences para tratar a infeção. A empresa farmacêutica espanhola garante que o seu composto "mostrou atividade antiviral entre 2.400 e 2.800 vezes maior", diz citada pela ABC.

12h40 - Robot capaz de eliminar Covid-19 já chegou a Portugal. O ZenZoe foi criado pelas empresas espanholas ASTI Mobile Robotics e BOOS Technical Lighting e já está garantida a distribuição no nosso país.

12h30 - Bruxelas lança processo de infração a Portugal devido a vouchers. A Comissão Europeia decidiu hoje lançar processos de infração contra Portugal e nove outros Estados-membros por violação das leis comunitárias para direitos dos passageiros, designadamente a emissão de 'vouchers', em vez de reembolsos, no quadro da Covid-19 

12h20 - As autoridades sérvias voltaram hoje a incrementar medidas restritivas contra a propagação da Covid-19 convertendo também unidades hospitalares apenas para doentes afetados pelo novo coronavírus. 

12h10 - A Hungria não vai reabrir para já as fronteiras aos países que não pertencem à União Europeia (UE) e que as autoridades europeias consideram seguros, à exceção da Sérvia, anunciou hoje o primeiro-ministro, Viktor Orbán.

11h55 - Djokovic doa 40 mil euros a hospital sérvio para combate à Covid-19. De acordo com um médico do hospital, a doação será utilizada na aquisição de equipamentos de proteção, equipamentos médicos e medicamentos.

11h45 - Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) registaram uma baixa taxa de incidência de infetados com o novo coronavírus, sendo os enfermeiros os mais afetados, foi hoje anunciado.

11h35 - Novo surto em Lisboa e Vale do Tejo:  Há 45 utentes infetados pelo novo coronavírus no Lar de São Vicente, em Alcabideche, noticia a TVI. Além dos utentes, cinco funcionários também testaram positivo para a Covid-19. 

11h15 - O pai do primeiro-ministro britânico viajou para a Grécia, onde tem uma casa de férias, através da Bulgária, contornando a quarentena imposta aos turistas e desafiando as orientações do Reino Unido contra viagens desnecessárias, revelou o jornal Daily Mail. 

10h55 - Impacto da pandemia: A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse, esta quinta-feira, que já se inscreveram mais de 80 mil pessoas na Segurança Social, desde janeiro, por causa da pandemia do novo coronavírus. 

10h45 - Pacote de recuperação da UE: A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje que convidou os presidentes do Conselho e do Parlamento Europeu e a presidência rotativo do Conselho para uma reunião na quarta-feira. O objetivo é desbravar caminho para um acordo rápido sobre o pacote de recuperação.

10h20 - "Dia de despedida". Chefe de epidemiologia e estatística deixa a DGS. Rita Sá Machado vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas.

Hoje é dia de despedida. Hoje é dia de reflexão. Hoje é dia de mudar. Obrigada @DGSaude por todos os bons e maus momentos, obrigada pelos desafios...mas sobretudo, obrigada por me mostrares a importância de termos uma casa da Saúde Pública isenta e forte [Vamos construir isso?] pic.twitter.com/KFdiZxlNwW

— Rita Sá Machado (@ritasamachado) June 30, 2020

9h40 - Contágio positivo. As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, animadas com a possível nova vacina contra a Covid-19 e à espera de vários resultados nos Estados Unidos.

9h30 - Imunidade: A vacina contra o novo coronavírus, que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, deverá oferecer "uma boa duração de imunidade", disse esta quarta-feira a investigadora e professora de vacinologia Sarah Gilbert, na Câmara dos Comuns. Imunidade pode mesmo durar vários anos. 

9h15 - Ir ao Reino Unido? Dezenas de países vão ficar isentos de restrições de viagem e quarentena à entrada no Reino Unido a partir de segunda-feira, mas ainda é incerto se Portugal vai ser incluído, noticia hoje a comunicação social britânica.

 75 ou 95 países? O Daily Telegraph noticia que 75 países de risco baixo ou muito baixo vão ser abrangidos, enquanto o The Times sugere que a lista inclua até 95 países

8h40 - A reabertura de fronteiras com o país vizinho, que marcou o dia de ontem, também se fez pelo ar. Eis o primeiro voo entre Madrid-Lisboa, depois de três meses. 

Após 3 meses, as fronteiras entre #Portugal e #Espanha reabriram e a TAP pode realizar voos de ligação entre os dois países. Vejam o vídeo do 1º voo Madrid-Lisboa. Para além de #Madrid, vamos também retomar este mês os voos para #Barcelona, #Sevilha e #Málaga#tapairportugal pic.twitter.com/fOnw4qNqTb

— TAP Air Portugal (@tapairportugal) July 1, 2020

8h35 - "Amigo infeta amigo, sê amigo, não vás". Um conselho da Direção-Geral de Saúde dirigido aos jovens (e menos jovens). Não participe nem organize festas. Recorde-se que as autoridades podem multar quem o fizer. Parar a transmissão deste vírus depende de cada um de nós.

Não combines festas nem convívios com muitas pessoas. Protege-te a ti, aos teus amigos, à tua família. Parar a transmissão deste vírus depende de cada um de nós.  #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #SejaUmAgenteDaSaudePublica #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/6VBv1VaZz6

— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 1, 2020

 

8h10- A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 503 casos confirmados (uma variação de 0,26%) e nove mortes (um aumento de 0,10%) devido ao novo coronavírus. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, o país já registou, desde o início da pandemia, um toral de 195.228 infeções e 8.994 óbitos. 

7h54 - Empresários de diversão itinerante, que trabalham sobretudo em festas e feiras, manifestam-se junto ao Palácio da Ajuda, onde decorre o Conselho de Ministros, para exigir a retoma da sua atividade, suspensa devido à pandemia da Covid-19.

7h00 - Portugueses podem fazer turismo na Tunísia: Os turistas portugueses que viajam para a Tunes podem circular livremente no país, após a divulgação, pelas autoridades tunisinas, de uma lista de países, consoante o risco de contaminação do novo coronavírus, mas que veta brasileiros e norte-americanos.

6h55 - O ministro da Saúde da Nova Zelândia, David Clark, demitiu-se após estar no centro das críticas por ter violado o confinamento da Covid-19, anunciou  a primeira-ministra, Jacinda Ardern.

6h50 - O número de casos de Covid-19 na Índia já ultrapassou os 600 mil desde o início da pandemia, depois de o país registar 19.148 infeções nas últimas 24 horas

6h45 - A China identificou três novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um em Pequim e dois oriundos do exterior, anunciaram hoje as autoridades. Pequim detetou um surto do vírus no início do mês passado, num mercado abastecedor da cidade, somando até à data 329 infetados

6h40 - O México registou 741 mortos e 5.681 infetados nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 28.510 e o de contágios para 231.770

6h35 - Mortalidade em Nova Iorque: Um estudo preliminar de uma universidade norte-americana estima que entre 1% e 2% dos nova-iorquinos infetados com Covid-19 morreram, uma taxa de mortalidade mais alta do que a identificada em qualquer outro lugar do mundo.

6h30 -  Os Estados Unidos registaram 706 mortos e 48.830 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

6h00- Bom dia!  Novo dia, novo acompanhamento ao MINUTO da pandemia em Portugal e no Mundo.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 13 Horas

Problema de expressão? As pessoas destes três signos não dizem 'amo-te'

lifestyle Signos Há 20 Horas

Três signos que vão esbanjar o reembolso do IRS

mundo Inglaterra Há 20 Horas

Saiu do Reino Unido para umas férias em África. Está lá retido há 16 anos

desporto Fabio Capello Há 21 Horas

"Cristiano Ronaldo ganhou Bolas de Ouro, faz de tudo, mas não é um génio"

lifestyle Emagrecer Há 19 Horas

Os alimentos que deve ter sempre por perto se está a tentar emagrecer

fama Ana Galvão Há 17 Horas

"Quando soube que o Nuno tinha outra pessoa, passei um dia a chorar"

lifestyle Truques de Cozinha Há 23 Horas

Jamie Oliver revela o 'segredo' para um frango assado perfeito

lifestyle Alimentação Há 18 Horas

Saiba por que deve deixar as batatas em água gelada antes de cozinhá-las

fama Cuca Roseta Há 23 Horas

Arrepiante! Cuca Roseta surpreendida pela filha no 'The Voice Kids'

fama Ana Galvão Há 19 Horas

"Nós decidimos dar por finalizado o casamento por causa de uma televisão"