Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Maior congresso agrícola da Europa" foca-se em inovação na agricultura

A Agroglobal, Feira das Grandes Culturas, vai realizar-se de 07 a 09 de setembro, em Valada do Ribatejo, no Cartaxo, distrito de Santarém, apresentando-se como espaço de divulgação da inovação e tecnologia no setor agrícola.

"Maior congresso agrícola da Europa" foca-se em inovação na agricultura
Notícias ao Minuto

11:14 - 08/02/16 por Lusa

Tech Agroglobal

Em comunicado, a organização afirma que a quinta edição do evento, que classifica como o "maior congresso agrícola da Europa a céu aberto", decorre num momento "muito positivo" da agricultura portuguesa, "com investimento e novos projetos a nascer pelo país".

Com a presença de 250 empresas, o facto de ser uma feira a céu aberto, em plena lezíria do Tejo, "uma das regiões agrícolas mais dinâmicas do país", permite a realização de demonstrações, "em contexto real, da mais avançada tecnologia ao serviço do setor agrícola", afirmam os promotores.

Realizando-se de dois em dois anos, a feira iniciou-se em 2009, como certame profissionalizado, tendo por 'slogan' "Nós semeamos".

Na edição deste ano, o espaço expositivo será alargado, "fruto da adesão das empresas", mas também reconfigurado, para reduzir a densidade de "construção" e manter sempre presente "a sensação de campo", sublinha a nota.

Por outro lado, será instalada uma área de amendoal, "acompanhando a tendência de plantação de pomares de frutos secos no Alentejo", a área de tomate para indústria terá um "aumento significativo, para dar dimensão à cultura estrela do Ribatejo", a cultura do girassol terá "maior protagonismo, em linha com o aumento real da área semeada no Alentejo", e será reintroduzida a cultura da beterraba.

"Tal como nas edições anteriores, o milho, a batata, o olival, as forragens e a floresta continuarão a marcar presença nos campos da Agroglobal, reafirmando o potencial destas culturas", acrescenta.

Estão igualmente previstos mais ensaios no campo -- fertilização, sementes, agroquímicos, rega --, o aumento das áreas de trabalho de máquinas, pistas para as diversas marcas de tratores e alfaias, zonas específicas para pulverização em pomares, vinha e culturas anuais.

"A colheita e subsequente reinstalação das culturas, mostrará a sequência de operações culturais possíveis e aconselháveis para cada situação", adianta a organização.

Pedro Torres, agricultor de referência na cultura do milho em Portugal, e principal dinamizador desta feira, sublinha o papel "decisivo" da evolução dos fatores de produção, equipamento e conhecimento para o setor não perder "a batalha da competitividade".

"O aperfeiçoamento das tecnologias e equipamentos de produção, com vista ao aumento do rigor na utilização dos fatores de produção, permite melhorar a eficiência das operações culturais e o conhecimento dos campos, otimizar a utilização da água, dos fertilizantes e das sementes", refere.

Sendo 2016 o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, a Agroglobal vai acolher no seu recinto uma ação "Restolho", programa criado em 2012 pelo grupo Agrotejo/Agromais, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e a Entreajuda, aproveitando os produtos hortícolas que ficam nos campos, "resultado de especificações de mercado, pequenos defeitos ou fraca valorização comercial".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório