Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Esqueça tudo o que sabe: Terra resultou da fusão de dois planetas

Hipótese de que um impacto gigante entre Terra e Theia parece ser cada vez verdadeira.

Esqueça tudo o que sabe: Terra resultou da fusão de dois planetas
Notícias ao Minuto

08:02 - 05/02/16 por Rui Damião com Elsa Pereira

Tech Investigação

Há 4,5 mil milhões de anos, um ‘planeta embrião’ chamado Theia terá colidido com a Terra, levando à formação da Lua. Esta é uma hipótese que já se fala há algum tempo, mas há novos contornos nesta história.

Uma equipa de investigação financiada pela NASA acredita que a Terra não levou apenas um ‘choque lateral’ de Theia, como muitos acreditam, mas que, na verdade, poderá ter sido atingida ‘de frente’ e ter absorvido grande parte do planeta. Isto significa que, segundo o estudo, a Terra é feita da fusão de dois planetas: Terra e Theia.

Para provar esta hipótese, a equipa comparou as assinaturas químicas das rochas da Lua com as rochas vulcânicas do Hawai e do Arizona. Se a Terra e Theia tiveram apenas um ‘pequeno toque’, como a anterior hipótese sugeria, então a Lua seria feita, em grande parte, de Theia e teria uma estrutura química da Terra.

No entanto, não é isso que se apresenta: “não vemos nenhuma diferença entre os isótopos de oxigénio da Terra e da Lua; são indistinguíveis”. A equipa acredita que a Terra terá recebido um impacto direto de Theia e que isso terá levado à criação do planeta.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório