Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Só falamos dos atentados que resultam, nunca dos que foram abortados"

António Vitorino explicou que a interceção do conteúdo das comunicações é “intrusivo”.

"Só falamos dos atentados que resultam, nunca dos que foram abortados"
Notícias ao Minuto

10:00 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

Tech António Vitorino

Se, por um lado “é preciso encontrar uma plataforma legislativa que permite que as forças e os serviços de segurança exerçam as suas atividades”, António Vitorino, antigo deputado e ex-comissário europeu, acredita que também é preciso “salvaguardar a liberdade dos cidadãos”.

Sobre os casos de terrorismo e a interceção de comunicações, Vitorino explicou, numa entrevista ao Jornal de Negócios, que “uma coisa é intercetar o conteúdo, outra é ter acesso aos registos”. Se no primeiro caso falamos de algo “mais intrusivo, são escutas”, o segundo “é um acesso a dados objetivos, onde também há questões de privacidade”.

Em Portugal, os dois casos precisam de autorização de um juiz, mas noutros países “o acesso aos registos não exige a abertura de um processo criminal, exige apenas uma tutela e supervisão de que os acessos são feitos de acordo com as necessidades de prevenção da criminalidade e do terrorismo”.

“Os registos são muito importantes para permitir determinar as interconexões”, explica o também presidente do congresso da APDC. Referindo-se aos ataques de Paris, explica que “estes suspeitos operavam a partir de um núcleo central na Bélgica, mas tinham conexões em França”.

Sobre o acesso a dados para o combate ao terrorismo, António Vitorino afirma que “nós só falamos dos atentados que resultam, nunca falamos dos que foram abortados e do contributo para os abortar deste tipo de acesso”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório