Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sistema operativo usado por Snowden também não é seguro

Edward Snowden deu a conhecer o Tails, o sistema operativo que usava e que defendia ser uma das plataformas mais seguras para os utilizadores. Contudo, não é bem assim. Na verdade é tão falível como os demais, alertam investigadores da Exodus Intelligence citados pela Forbes.

Sistema operativo usado por Snowden também não é seguro
Notícias ao Minuto

22:07 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Falha

No âmbito do escândalo de espionagem, Edward Snowden revelou, em tempos, utilizar o sistema operativo Tails (The Amnesic Incognito Live System). Defendia ser um dos serviços mais seguros para a privacidade dos utilizadores, mas na verdade não é bem assim.

Segundo uma pesquisa da Exodus Intelligence, e noticiada pela Forbes, o sistema operativo usado pelo antigo agente da NSA é tão falível como qualquer outro. Em causa está uma vulnerabilidade descoberta recentemente e que, perante um ataque informático, poderá colocar informações dos utilizadores à mercê de hackers, capazes ainda de bloquear os computadores alheios através desta falha.

A Exodus Intelligence já se encontra a resolver o problema – que poderá levar meses até ser eliminado – mas mostra-se ainda reticente em avançar com mais detalhes sobre esta falha, temendo que possíveis piratas informáticos possam ‘apoderar-se’ de outros erros do sistema operativo.

Edward Snowden confessou-se fã deste sistema operativo, uma vez que foi criado tendo a privacidade do utilizador como base. Além disso, esta distribuição do Linux porta uma panóplia de ferramentas de criptografia de informação, dificultando a descodificação da mensagem por terceiros.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório