Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estados Unidos pressionaram encontro mundial sobre internet

O criador do Wikileaks Julian Assange declarou na quinta-feira que os Estados Unidos evitaram uma resposta adequada à segurança na internet na Carta de Princípios de um encontro internacional sobre a rede mundial no Brasil.

Estados Unidos pressionaram encontro mundial sobre internet
Notícias ao Minuto

06:36 - 25/04/14 por Lusa

Tech Assange

"O Netmundial decorreu sob pressão dos Estados Unidos, o que pode ser provado pelas palavras usadas no documento acordado", disse Assange, referindo-se à Carta de Princípios do evento que, alegou, não contempla a questão da segurança de forma adequada.

O NETmundia, que ocorreu entre quarta e quinta-feira, em São Paulo, reuniu representantes de governo e da sociedade civil para discutir princípios de governação e gestão da internet.

O ativista australiano participou via skype num debate da Arena Mundial, evento paralelo ao NetMundial, dedicado à sociedade civil. ~

Assange, que está há dois anos exilado na embaixada do Equador em Londres, apareceu no vídeo com barba, e usando uma camisola do Brasil.

"Os Estados Unidos e a Inglaterra são colonialistas na Internet, e reconhecem como uma ameaça a criação de espaços alternativos na rede", realçou Assange.

O criador da Wikileaks afirmou também que as poucas diferenças que existiam entre Internet e sociedade estão a desaparecer.

Assange também comentou sobre o Marco Civil da Internet, lei sancionada na quarta-feira no Brasil, e disse que o risco do início de um processo de regulamentação é o de que a legislação seja corrompida por grandes corporações e pela pressão de outros governos.

Participaram também no debate sobre segurança na era da internet e soberania digital Jacob Applebaum, investigador norte-americano em segurança e um dos membros da rede de anonimato Tor, Natália Vianna, responsável pelo Wikileaks no Brasil, Sérgio Amadeu, sociólogo e pesquisador da cultura 'hacker', e Roy Singham, CEO da empresa ThoughtWorks, que defende a privacidade nos países do sul.

Os participantes no debate fizeram um apelo para que o Governo brasileiro aceite o asilo político de Edward Snowden, que revelou informações confidenciais dos Estados Unidos, através da Internet, e para que ajude a mediar as negociações entre Equador e Inglaterra.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório