Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Cavaco Silva chegou fraco à cerimónia de tomada de posse de Costa"

Na opinião de Francisco Louçã, o discurso de António Costa durante a tomada de posse do seu Governo sublinhou a “sua assunção de poder (…) procurando simultaneamente reafirmar pontes com a Esquerda”.

"Cavaco Silva chegou fraco à cerimónia de tomada de posse de Costa"
Notícias ao Minuto

22:58 - 27/11/15 por Patrícia Martins Carvalho

Política Francisco Louçã

Os discursos do Presidente da República e do primeiro-ministro durante a cerimónia de tomada de posse do Governo socialista foram, esta sexta-feira, alvo de comentário por parte de Francisco Louçã.

Na sua intervenção semanal no programa ‘Tabu’ da SIC Notícias, o antigo dirigente bloquista começou por dizer que o discurso do Presidente foi interpretado como uma “espécie de ameaça velada”, algo que lhe parece “muito pouco razoável” até porque o “poder de manter o Governo em gestão é plausível, mas não tem sentido”, uma vez que iria prolongar a crise política em Portugal.

O professor considerou que “Cavaco Silva chegou fraco a esta cerimónia [tomada de posse] porque aceitou uma solução que não queria”.

“O Presidente deu a entender, no comunicado de imprensa do princípio da semana, que teria preferido um governo de gestão, mas que aqueles que ouviu aconselharam-no a não o fazer e mesmo Pedro Passos Coelho e Paulo Portas não colocaram sequer essa hipótese”, acrescentou.

Ainda sobre o discurso de Cavaco Silva, no qual o Presidente afirmou que não irá abrir mão dos seus poderes enquanto Chefe de Estado, Francisco Louçã afirmou que Cavaco Silva “sente que os seus poderes estão fracos” pois “se alguém tem que dizer ‘eu tenho os meus poderes’ é porque se sente enfraquecido”.

“Ter que o sublinhar só mostra que ele sente que eles estão fracos”, apontou.

Em jeito de conclusão, o antigo dirigente bloquista garantiu que o Presidente da República “entrou na cerimónia fragilizado e fragilizou-se ainda mais ao mostrar o seu azedume perante esta situação”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório