Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Não podemos dizer que teríamos feito tudo da mesma maneira"

O primeiro-ministro discursou, esta quarta-feira, na cerimónia de apresentação dos candidatos a deputados pelo círculo de Lisboa.

"Não podemos dizer que teríamos feito tudo da mesma maneira"
Notícias ao Minuto

21:03 - 02/09/15 por Patrícia Martins Carvalho

Política Passos Coelho

Depois de Paulo Portas foi a vez de Pedro Passos Coelho falar aos candidatos a deputados e para o país.

“Olhando para trás não podemos dizer que teríamos feito tudo da mesma maneira”, admitiu o primeiro-ministro, acrescentando que “ninguém pode estar certo de fazer tudo da mesma maneira”.

Assim, Passos afirmou que a coligação PSD/CDS procurou “sempre salvaguardar os objetivos a atingir” que para muitos significava o fim do programa de assistência financeira, mas para a “maioria de nós significava colocar os portugueses a salvo de situações imprevistas, de um amanhã incerto, de lhes poder oferecer uma garantia maior de que poderiam corrigir para o futuro um horizonte de esperança que foi posto em causa quando o Estado praticamente faliu em 2011”.

O primeiro-ministro sublinhou que o “país precisa de ser mais justo, mais confiante e mais próspero”, lembrando que “os países que são mais prósperos são os que não perderam o melhor do seu tempo a negociar governos a cada dois anos”.

E por falar em eleições, o chefe do Executivo deixou um aviso: “As eleições não estão ganhas”. “Não estamos convencidos de que vamos ganhar. Temos que nos aplicar muito para explicar aos portugueses o que fizemos e o que queremos fazer para o futuro”, vincou, referindo que a coligação não se preocupou em fazer ações de “demagogia e populismo” apesar de estarmos em ano de eleições.

“Ainda este ano, em ano de legislativas, não comprometemos o futuro com demagogia ou populismo. O nosso défice continua a baixar e também a despesa do Estado. E este é ano de eleições. Procurem outra data no Portugal democrático em que, em ano de eleições, os governos baixassem a despesa a pensar no futuro dos portugueses”, desafiou.

A concluir, Passos afirmou que a coligação vai aguardar com “serenidade” o juízo dos portugueses no dia 4 de outubro. “A minha convicção é que esse juízo será feito a pensar no futuro”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório