Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Para Cavaco, Grécia é uma folha de couve que um burro comeu"

O Presidente da República, Cavaco Silva, está a ser bastante criticado pelos partidos à esquerda pela forma como comentou a possível saída da Grécia da zona euro.

"Para Cavaco, Grécia é uma folha de couve que um burro comeu"
Notícias ao Minuto

07:24 - 03/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Jerónimo de Sousa

As palavras proferidas pelo Presidente da República, Cavaco Silva, na passada segunda-feira, geraram uma enorme controvérsia. “A zona euro são 19 países, espero que a Grécia não saia, mas se sair ficam 18 países”, disse.

As reações não demoraram, destaca hoje o semanário SOL, com os partidos à esquerda a não pouparem críticas ao chefe de Estado.

De Belém, nada há a acrescentar quanto à eventual saída da Grécia da zona euro. Esta foi a forma de Cavaco desdramatizar o assunto e tranquilizar os portugueses quanto à moeda única e eventuais efeitos negativos na economia nacional.

Não é isso que pensa o PCP e o Bloco que consideraram que a declaração de Cavaco menospreza o povo grego. “É uma manifestação clara de pesporrência, da arrogância do Presidente da República. Para ele [a Grécia] é uma folha de couve e veio um burro e comeu-a”, comenta Jerónimo de Sousa, líder comunista.

No mesmo sentido, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusa o Presidente da República de ter sido o único chefe de Estado a falar de uma possível saída da Grécia da Zona Euro.

“Isto é de uma irresponsabilidade e de uma leviandade que não pode ficar sem resposta”,desta a bloquista, lembrando que caso tal aconteça, Portugal passa a estar “na linha da frente do ataque dos especuladores”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório