Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD diz que execução orçamental mostra "dinamismo"

O vice-presidente da bancada do PSD Luís Leite Ramos defendeu hoje que os dados da execução orçamental mostram que a redução do défice está a ser feita "à custa de um dinamismo da economia" que se tem consolidado.

PSD diz que execução orçamental mostra "dinamismo"
Notícias ao Minuto

13:22 - 26/05/15 por Lusa

Política Luís Leite Ramos

"Esta redução do défice está a ser feita à custa de um dinamismo da economia que se tem vindo a consolidar ao longo dos últimos trimestres e é um sinal de esperança e um sinal positivo relativamente aos objetivos que se pretende alcançar no final do ano, nomeadamente em matéria de défice público", disse à Lusa Luís Leite Ramos.

O deputado social-democrata destacou "o aumento da receita fiscal, sinal de que a economia está a crescer, alguma redução também no pagamento das prestações sociais, nomeadamente em matéria de desemprego, que são um sinal da evolução do mercado do trabalho".

O défice das administrações públicas atingiu os 1.552,6 milhões de euros até abril, uma melhoria de 226,3 milhões de euros face ao mesmo período de 2014 e excluindo as entidades públicas reclassificadas em 2015, segundo divulgou na segunda-feira a Direção-Geral de Orçamento (DGO).

"Estes dados mostram com algum otimismo que a consolidação orçamental tem sido um objetivo que tem vindo a ser cumprido. O facto de termos o saldo primário positivo permite pensar que este ano vamos recuperar alguns dos desequilíbrios externos e em termos orçamentais", afirmou o 'vice' da bancada do PSD.

Segundo Luís Leite Ramos, "o Governo sempre afirmou que a expectativa de ficar abaixo dos 3% era uma expectativa que mantinha e estes resultados só veem confirmar que a expectativa do Governo é fundada em números e em sinais reais da economia".

Na síntese da execução orçamental até abril, divulgada pela DGO na segunda-feira, na ótica da contabilidade pública, nos primeiros quatro meses do ano, as administrações públicas registaram um défice de 1.552,6 milhões de euros e um saldo primário (que exclui os encargos com a dívida pública) de 880,9 milhões de euros.

Outro dos dados revelados pela DGO é que Portugal pagou 534,9 milhões de euros aos credores internacionais entre janeiro e abril deste ano, um valor acima dos 405,5 milhões que tinha pago no mesmo período do ano passado, que é justificado com o primeiro pagamento de juros relativo à 10.ª tranche do empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).

Ainda segundo a DGO, a receita fiscal líquida acumulada do Estado cresceu 4,1% face ao mesmo período do ano passado, e também a receita fiscal cobrada aumentou 449,7 milhões de euros relativamente a abril de 2014, uma evolução que "consolida a tendência de crescimento da receita fiscal iniciada em 2013",

Este desempenho da receita fiscal deve-se ao comportamento dos impostos indiretos, cuja receita aumentou 7,2% em termos homólogos, devido sobretudo à receita líquida do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), do ISV (Imposto sobre Veículos), do ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) e do IUC (Imposto Único de Circulação).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório