Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Só um "governo irresponsável" é que apoiaria Grécia

O vice-presidente do Partido Popular Europeu acusa o governo grego de ser radical e de ainda não ter revelado quais são as suas “verdadeiras intenções”.

Só um "governo irresponsável" é que apoiaria Grécia
Notícias ao Minuto

09:21 - 03/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Paulo Rangel

Na sua coluna de opinião no jornal Público, Paulo Rangel aplaudiu a forma como Portugal tem lidado com a questão helénica.

“Creio que, no plano estritamente substantivo, a resposta das instituições, dos Estados-membros e de Portugal, para preservar aqueles equilíbrios e um módico de coesão, não podia nem devia ser outra”, começa por escrever o social-democrata.

O vice-presidente do Partido Popular Europeu diz ainda que apesar de muitos entenderem que “Portugal e, já agora, a Espanha, a Irlanda, a Itália e a França, nesta conjuntura, deveriam ter concertado uma posição com o novo governo grego”, a sua opinião é bastante diferente.

“Não posso estar mais em desacordo”, garantiu, lembrando que sempre foi “favorável a que Portugal (…) tivesse e mantivesse um diálogo constante com as capitais europeias e, nomeadamente, com os restantes países sob ajustamento”.

Sobre a Grécia, Paulo Rangel considera o novo executivo helénico “totalmente legítimo”, mas acusa-o de se “filiar numa corrente radical, populista e nacionalista” e garante que “seria um erro criar uma frente luso-grega”.

“Sabendo-se que havia (e subsiste…) o risco de a Grécia sair da zona euro, só de um governo português irresponsável, capaz de deitar tudo a perder, se poderia esperar uma atitude de cooperação ativa com o executivo helénico”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório