Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PS vai apresentar propostas para descentralização

O grupo parlamentar do PS vai apresentar, na Assembleia da República, uma resolução sobre o seu modelo de "descentralização de competências" para os municípios, anunciou hoje José Luís Carneiro, líder da Associação Nacional dos Autarcas socialistas (ANA-PS).

PS vai apresentar propostas para descentralização
Notícias ao Minuto

06:06 - 28/01/15 por Lusa

Política Assembleia da República

Segundo explicou José Luís Carneiro, as propostas do PS assentarão fundamentalmente na "área que está mais avançada, da educação", para que "o Governo corrija dimensões erradas do modelo que está a propor aos municípios", no sentido de uma efetiva "descentralização de competências".

O dirigente da ANA-PS falava após uma reunião no Parlamento, à porta fechada, proposta por Álvaro Amaro, líder dos autarcas social-democratas (ASD), para discutir o novo regime de delegação de competências para os municípios nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Social e Cultura, aprovado este mês em Conselho de Ministros.

"Este diálogo, que é importante e deve continuar, deve servir para consolidar e reforçar as posições da Associação Nacional de Municípios Portugueses [ANMP] no seu diálogo com o Governo", frisou José Luís Carneiro, em relação ao encontro entre autarcas e deputados dos dois partidos.

O dirigente socialista criticou, no entanto, o Governo pela "falta de transparência" no processo de negociação com alguns municípios, com vista à criação de projetos-piloto para a delegação de competências, em vez de privilegiar o diálogo com a ANMP.

"Quando há uma atitude de ?pesca à linha' em relação aos municípios estamos a colidir com princípios constitucionalmente consagrados de igualdade de tratamento dos municípios de acesso à informação", acusou José Luís Carneiro.

Para o líder da ANA-PS, "a ANMP deveria ter tido outro grau de informação por forma a disponibilizar essa informação, em condições de igualdade a todos os municípios portugueses", vincou.

O diálogo entre os autarcas do PSD e do PS "jamais se substitui a outro diálogo entre a ANMP e o Governo", salientou Álvaro Amaro, acrescentando que ficou claro na reunião que se deve continuar a discutir a descentralização de competências para os municípios.

"É sempre possível e desejável pensar na melhor floresta, mas é melhor, na nossa opinião, irmos plantando árvores", ilustrou o líder dos ASD, notando que se do diálogo entre os autarcas e o Governo resultar um bom acordo "isso é a autonomia do poder local".

O Conselho de Ministros aprovou, a 15 de janeiro, o regime de delegação de competências para os municípios e entidades intermunicipais, através de "contratos interadministrativos" nas áreas da educação, saúde, segurança social e cultura.

O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, explicou que a delegação de competências está mais adiantada no domínio da Educação, decorrendo negociações com um conjunto de autarquias.

Fonte do Governo esclareceu que os primeiros contratos deverão ser assinados logo após a promulgação do diploma pelo Presidente da República, adiantando que o executivo considera que o "número adequado nesta fase inicial do projeto-piloto é a participação de 10 municípios".

A ANMP deu "parecer desfavorável" à transferência de competências para as autarquias nas áreas da educação, da saúde, da segurança social e da cultura, nos termos propostos pelo Governo, e anunciou que vai levar o tema ao seu congresso, no final de março.

Por seu lado, o líder da ANA-PS disse desconhecer que existam municípios do PS a negociar o processo da delegação de competências com o Governo e que o tema será analisado num encontro de autarcas socialistas em preparação ainda este mês em Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório