Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 28º

Prestes a ser líder Costa prepara 'ataque' a Passos

A próxima semana trará uma ‘revolução’ no PS. Depois de ter ganho as eleições primárias a António José Seguro, António Costa prepara as eleições diretas no partido. Daqui saíra líder reforçado como líder da oposição e todas as armas 'rosa' estarão apontadas ao Governo e a Pedro Passos Coelho, dá conta o Diário de Notícias.

Prestes a ser líder Costa prepara 'ataque' a Passos
Notícias ao Minuto

09:25 - 22/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política PS

António Costa disputa na próxima semana as eleições diretas do Partido Socialista. Do encontro, sairá eleito como líder, legitimando a sua chefia dos destinos 'rosa'. A partir de dia 30, encerrado o XX Congresso Nacional Socialista, o partido deixará de ter dois porta-vozes. Ferro Rodrigues, líder parlamentar, passa ‘apenas’ a dirigir a bancada.

Do Congresso resultará também a eleição do novo secretariado, o que, no fundo, representa que passará a haver órgão executivo de gestão política quotidiana do partido. Do encontro, resultará também a escolha da nova Comissão Política Nacional e a nova Comissão Nacional.

Aqui deverão ser lançadas as pedras basilares para o lançamento de uma convenção programática, que segundo o Diário de Notícias, terá lugar na primavera de 2015, com maio a ser apontado como provável data.

O fim de semana ditará assim o apontar da infantaria socialista ao Governo, restando saber qual será o futuro dos destinos da Câmara Municipal de Lisboa.

Em cima da mesa passará a constar a possibilidade de eleições legislativas antecipadas, que a acontecer teria de sair de um acordo entre PS, PSD e CDS. Um cenário desejado por Costa, mas que não colherá frutos na maioria.

Caso este cenário não se confirme, Costa só deverá deixar a liderança da capital em agosto de 2015, altura em que celebra o sétimo aniversário como presidente da autarquia. Mas há também a possibilidade de acumular o cargo na CML com o de líder e candidato do PS a primeiro-ministro.

Certo é que, a partir daqui, todos os olhares socialistas estarão postos na guerra ao Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório