Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O dia em que Pires de Lima virou humorista no Parlamento

Pires de Lima, ministro da Economia, teve ontem na Assembleia da República uma sessão que surpreendeu tudo e todos. Veja o vídeo do insólito momento, assim como a sua 'interpretação' feita por Rui Unas, no seu canal de YouTube.

Notícias ao Minuto

14:00 - 07/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política queda

A presença de Pires de Lima no Parlamento, para uma audição, poderia ter sido mais um momento formal na ‘casa’ da democracia portuguesa. Podia. Ao invés, tornou-se assunto de comentários, tanto no café como online. A audição humorística do ministro acabou mesmo pontuada por um “desculpem qualquer coisinha”.

No vídeo, temos o momento em que num tom de voz pausado e um pouco ‘gozão’ o ministro da Economia sugeriu que António Costa, candidato a Primeiro-Ministro do PS e ainda presidente da Câmara Municipal de Lisboa, estaria disposto a criar “taxinhas” em setores em crescimento – referindo-se a uma possível taxa de dormidas (‘dormiiiidas’, no tom mais arrastado usado pelo ministro) na capital.

As “taxinhas” do ministro provocaram risos entre a bancada da maioria e reações de alguma incredulidade na oposição. Online houve outras reações, nalguns casos bem criativas. Por exemplo, há uma música, com toques de hip-hop e ao bom jeito da spoken word, em que se ouve Pires de Lima a cantar as “taxinhas”, além de um vídeo de Rui Unas a brincar com o momento, que pode ver acima.

Mas a visita de Pires de Lima ao Parlamento teve ainda mais momentos de destaque, como se quer numa boa performance. A recuperação económica do país, por exemplo, foi descrita como o 'Ketchup' e golos do Ronaldo", leia-se: assim que “começa, vem em golpes mais fortes".

Mais à frente ouve tempo para o uso do termo “basqueiro” para descrever o debate “termo utilizado na gíria do Porto”, explicou o ministro, antes de se refugiar numa crítica de cariz regional a uma deputada socialista: “sei que a deputada é uma deputada fina aqui das zonas do Sul”, troçou. O espetáculo, porém, prosseguiu.

O ministro ‘atropelou-se’ numa crítica a Manuel Pinho, antigo ministro socialista da Economia (curiosamente, o ministro que se demitiu depois de fazer ‘cornos’ para a bancada do PCP em pleno Parlamento). Sobre Manuel Pinho, Pires de Lima disse que supostamente “se atirou à piscina” com a atriz francesa Catherine Deneuve. Na verdade, como recordou a SIC, Catherine Deneuve jantou com o ministro quando esteve em Portugal para participar num festival de cinema. A companhia famosa na piscina foi de Michael Phelps, nadador campeão olímpico, que estava de férias no Algarve na mesma altura que o então ministro.

Já mais para o final da audição, Pires de Lima descreveu o debate como “quente, acalorado, como é próprio de uma casa da democracia". E terminou com um “desculpem qualquer coisinha, que também vos desculpei muita coisa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório