Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Aproveitar potencial dos territórios é o "grande desafio"

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional disse hoje, no Sardoal, que um desafio de Portugal passa pela valorização de cada parcela do território, sublinhando a importância de incentivos diferenciadores numa lógica de competitividade inteligente.

Aproveitar potencial dos territórios é o "grande desafio"
Notícias ao Minuto

19:01 - 22/09/14 por Lusa

Política Poiares Maduro

"O grande desafio do nosso País é o da competitividade, mas necessitamos de uma competitividade inteligente que parta da valorização daquilo que é nosso, que nos diferencia do Mundo global em que temos de competir, uma estratégia que nos vai conseguir fazer resistir à deslocalização e promover a coesão territorial", defendeu Miguel Poiares Maduro.

O ministro esteve hoje nas comemorações do feriado municipal em Sardoal, um concelho que, com os seus cerca de 4.000 habitantes, se debate com uma densidade populacional baixa e com dificuldades na fixação de jovens e captação de projetos de investimento.

Em declarações à agência Lusa, Poiares Maduro disse que o Governo tem vindo a adotar, "de forma global", um "conjunto de incentivos que diferenciam positivamente estes territórios para um aumento da atratividade de investimento".

O ministro deu como exemplos o recente Código Fiscal para o Investimento, "aprovado na semana passada e que dá majoração a investimentos nestes territórios", os incentivos à comunicação social de âmbito local e regional e o próximo ciclo de fundos comunitários, "com comparticipações maiores" ao mesmo nível.

"Todo o País vai beneficiar se nós não desperdiçarmos os recursos que existem em cada parcela do território, incluindo no interior e nos territórios de baixa densidade, e é isso também que vai ajudar à coesão territorial nacional", vincou.

"Fundamental é que a esse investimento esteja associado a uma estratégia de competitividade que parta dos recursos existentes nesses territórios, que lhes são característicos e que os diferenciam, fomentando uma competitividade que nos vai fazer vencer o processo de concorrência no Mundo global", defendeu ainda Maduro.

O ministro destacou, também, o investimento efetuado nos últimos anos na modernização de equipamentos sociais, culturais e outras infraestruturas nos territórios do interior, um investimento que "não foi, por si, suficiente para inverter o processo de desertificação", tendo assegurado que, com o programa 'Aproximar', "o Governo consegue garantir o não encerramento de serviços públicos de atendimento".

"Antes, reorganizamos e racionalizamos o funcionamento da administração, assegurando uma maior proximidade ao cidadão, ao nível municipal e mesmo de freguesias", defendeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório