Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Acórdão sobre alargamento da CES foi "positivo"

O ministro da Presidência considerou hoje "positivo" o acórdão do Tribunal Constitucional que declarou constitucional o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES).

Acórdão sobre alargamento da CES foi "positivo"
Notícias ao Minuto

17:16 - 31/07/14 por Lusa

Política Governo

"Isso é positivo, é fundamentalmente positivo para o prosseguimento da confiança que é tão necessária para a continuação da trajetória de crescimento que economia tem registado", afirmou o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, que falava na conferência de imprensa realizada no final do conselho de ministro.

O Tribunal Constitucional (TC) declarou na quarta-feira constitucionais as normas do orçamento retificativo que alargaram a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e quanto aos subsistemas públicos de saúde considerou constitucional a transferência para os cofres do Estado de 50% da receita da contribuição da entidade empregadora.

O TC não se pronunciou sobre o aumento de 1% (de 2,5% para 3,5%) da taxa de contribuição dos beneficiários dos Subsistemas Públicos de Saúde.

Ainda a propósito da decisão de quarta-feira do Tribunal Constitucional, o ministro da Presidência lembrou que quando o Governo desenhou o orçamento retificativo "fê-lo naturalmente tendo em atenção a decisão do TC que determinou necessidade desse mesmo orçamento retificativo".

"A decisão de ontem [quarta-feira] do Tribunal Constitucional confirma que o Tribunal entendeu que assim foi, que o Governo teve em consideração aquela que foi a interpretação do Tribunal Constitucional ao Orçamento do Estado e que determinou a necessidade de um orçamento retificativo", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório