Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Câmaras de vigilância 'invadem' Parlamento

O Parlamento conta, desde 15 de Novembro - um dia depois da manifestação que motivou a carga policial sobre os que arremessavam pedras contra as autoridades - com câmaras de vigilância, sendo que a justificação oficial se prende com a necessidade de um sistema que permita contar pessoas "em caso de catástrofe ou outra necessidade urgente", avança o jornal Público.

Câmaras de vigilância 'invadem' Parlamento
Notícias ao Minuto

08:58 - 23/11/12 por Notícias ao Minuto

Política Segurança

Estão espalhados à entrada da Assembleia da República múltiplos equipamentos de vigilância ao abrigo do "projecto de reformulação da sala do serviço de segurança", expressão empregue num comunicado divulgado no portal electrónico interno de São Bento, a 15 de Novembro, dia que se seguiu aos confrontos com a polícia em frente ao Parlamento.

A instalação das câmaras de ‘conta-pessoas’ nas entradas da Assembleia da República visa "dotar a AR de um sistema que permita quantificar, em tempo real, o número de pessoas em trânsito no interior" do Parlamento, transcreve o Público.

A nota oficial veiculada na internet dá ainda conta de uma necessidade "vital para que, em caso de catástrofe ou outra necessidade urgente, uma hipotética evacuação esteja suportada por informação fidedigna".

Nessa comunicação, garantia-se também que "as referidas câmaras não identificam pessoas, não vão gravar imagens, mas apenas contar o número de pessoas no interior das instalações".

E a instalação dos aparelhos de vigilância não vai parar por aqui, De acordo com o Público, serão pelo menos instaladas mais 20 câmaras na AR dentro dos próximos dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório