Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PCP vai propor IVA a 13% para a restauração

O PCP anunciou hoje a apresentação de uma proposta para reposição do IVA a 13% para a restauração, acusando o Governo de "sugar" o produto do trabalho a quem "quer trabalhar e sabe trabalhar".

PCP vai propor IVA a 13% para a restauração
Notícias ao Minuto

19:02 - 17/10/12 por Lusa

Política Impostos

O PCP anunciou hoje a apresentação de uma proposta para reposição do IVA a 13 por cento para a restauração, acusando o Governo de "sugar" o produto do trabalho a quem "quer trabalhar e sabe trabalhar".

"Hoje mesmo dará entrada uma proposta do PCP para redução da taxa de IVA para os 13 por cento. Cada um dos senhores deputados saberá o que fazer com o seu voto, mas se ele for coerente com as palmadinhas nas costas que dão aos proprietários dos restaurantes, podemos dar um contributo para minorar o problema", afirmou o deputado comunista João Ramos.

O PCP referiu-se à manifestação do setor da restauração na terça-feira frente ao Parlamento, considerando que "a luta dos empresários pelo seu setor está cada vez mais a dar forma à indignação".

Para os comunistas, esta é a luta de "quem quer trabalhar, de quem sabe trabalhar, e a quem o Estado suga o produto desse trabalho ou cria condições para que outros o suguem".

"Enquanto enfrentam estes problemas, os empresários não podem contar com um dos poucos setores que tem sido protegido no país - a banca - no qual já foram injetados seis mil milhões de euros. E não precisavam de muito, pediam apenas uma linha de crédito adequada com condições para acordos de pagamentos em atraso às Finanças e à Segurança Social", sustentou João Ramos.

No mesmo sentido, a deputada socialista Hortense Martins referiu-se ao "desespero de milhares de famílias e empresários" de um setor exportador que, acusou, o Governo trata com "preconceito", "ignorando os seus efeitos económicos e sociais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório