Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Dominada frente de incêndio que se dirigia para estaleiros do Baixo Sabor

Os bombeiros dominaram hoje cerca da 01.00 a frente de fogo que se dirigia para os dormitórios dos trabalhadores da Barragem do Baixo Sabor, junto à Cardanha, no concelho de Torre de Moncorvo.

Dominada frente de incêndio que se dirigia para estaleiros do Baixo Sabor
Notícias ao Minuto

05:30 - 14/08/13 por Lusa

País Torre de Moncorvo

"Atacámos a frente de fogo com uma força musculada e damos como extintas as chamas que eram empurradas pela força do vento e que se aproximavam do estaleiro e dos dormitórios do Baixo Sabor", disse hoje à Lusa o comandante operacional distrital de Bragança, Noel Afonso.

Segundo o operacional, uma frente dirigia-se àquela hora pela encosta do rio Sabor, junto à freguesia da Cardanha, "não oferecendo perigo para as populações" já que o fogo consumia uma zona de mato.

"A morfologia acidentada do terreno tem sido o principal obstáculo para as viaturas e para os bombeiros que combatem as chamas, contudo a situação esta a decorrer favoravelmente", frisou o comandante.

Segundo o sítio da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizado às 0:36, no combate às chamas estavam envolvidos 131 bombeiros apoiados por 35 veículos operacionais e três máquinas de rastos.

Ao início da noite foi acionado o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais de Vila Real.

O incêndio tinha uma frente ativa com as chamas a lavrar desde as 15.00 horas de terça-feira em zona de mato.

Segundo a página da ANPC, estava cerca das 0:30 outros dois fogos ativos, um no concelho de Lamego, distrito de Viseu, cuja única frente estava a ser combatida por 90 bombeiros, apoiados por 23 veículos, e outro em Celorico de Basto, com o envolvimento de 34 efetivos e e 12 veículos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório