Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Cavaco vai poder acumular salário e pensões. Já dará para "despesas"

Cavaco Silva será o quarto ex-Presidente da República, desde o fim do Estado Novo.

Cavaco vai poder acumular salário e pensões. Já dará para "despesas"
Notícias ao Minuto

08:30 - 18/01/16 por Notícias Ao Minuto

País Presidentes

Foi há cerca de três anos, em janeiro de 2012, que Cavaco Silva viveu um dos momentos mais criticados da sua vida política. A troika já aterrara em Portugal e o Governo de Passos Coelho já anunciara algumas das medidas mais difíceis.

A austeridade chegava em força, cortes a subsídios eram anunciados e Cavaco Silva foi questionado sobre o facto de poder receber subsídio de férias e de Natal pelo Banco de Portugal. A resposta do chefe de Estado acabou por não ser bem recebida. “Tudo somado, quase de certeza que não vai dar para pagar as minhas despesas”, afirmou, acrescentando que, apesar das dificuldades, “eu e a minha mulher fomos sempre muito poupados”.

Em março de 2016, Cavaco Silva já terá deixado a Presidência da República e, escreve o Jornal de Negócios, já poderá acumular salário e pensões. Tal como Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, poderá receber uma subvenção mensal no valor de 80% do salário do Presidente, ou seja, 5.799 euros.

A este apoio após sair do cargo, Cavaco Silva poderá acumular as pensões que recebe do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações – um valor que, segundo as contas a dada altura do Diário Económico, representa cerca de 10 mil euros mensais.

Até ao momento, devido ao facto de ser Presidente da República, Cavaco Silva tem estado impedido de acumular o salário com as pensões de reforma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório