Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cruz Vermelha de Vila Viçosa disponível para receber refugiados

A delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), no distrito de Évora, está disponível para acolher oito refugiados na sua casa abrigo, revelou hoje à agência Lusa o presidente da instituição, Eduardo Almeida.

Cruz Vermelha de Vila Viçosa disponível para receber refugiados
Notícias ao Minuto

09:35 - 18/09/15 por Lusa

País Migrações

O responsável indicou que a delegação de Vila Viçosa da CVP tem também disponibilidade para prestar apoio aos refugiados que acolher, em alimentação e nas áreas social, de saúde e administrativa, através de acompanhamento por técnicos da instituição.

"A delegação da CVP propõe-se também contribuir para a formação das pessoas na aprendizagem da língua portuguesa e tentar integrá-las no mercado de trabalho local", realçou Eduardo Almeida.

No concelho vizinho de Redondo, cuja delegação da CVP também é dirigida por Eduardo Almeida, um residente local disponibilizou duas casas desabitadas, das quais é proprietário, que podem acolher 12 pessoas.

O responsável explicou que a intenção da utilização da casa abrigo e das habitações particulares para apoio aos refugiados já foi comunicada à sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa para que, em articulação com a Plataforma de Apoio aos Refugiados, possa tomar uma decisão.

Em relação às pessoas que poderão vir a ocupar as duas casas em Redondo, no distrito de Évora, disponibilizadas por um particular, Eduardo Almeida garantiu que podem contar com o apoio social da CVP, adiantando que existem fundos comunitários aos quais se pode recorrer para garantir o seu alojamento.

Portugal vai receber 3.074 refugiados, no âmbito da recolocação de mais 120 mil pessoas por todos os Estados-membros anunciada no dia 09 pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Segundo os números divulgados, Portugal vai acolher 400 refugiados que se encontram atualmente em Itália, mais 1.291 que estão na Grécia e 1.383 que chegaram à Hungria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório