Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

"Sócrates quer mostrar que não está esquecido. É tiro falhado"

Para o antigo líder dos sociais-democratas, Marques Mendes, a entrevista de José Sócrates à SIC foi "um tiro falhado". Para o antigo líder do PSD, esta é uma tentativa de "mostrar que não está esquecido" e ainda "influenciar os tribunais".

"Sócrates quer mostrar que não está esquecido. É tiro falhado"
Notícias ao Minuto

22:05 - 07/02/15 por Notícias Ao Minuto

País Marques Mendes

No comentário semanal na SIC, Luís Marques Mendes abordou as declarações de José Sócrates e a falta de medicamentos para a Hepatite C.

Sobre o antigo primeiro-ministro, as palavras de Marques Mendes foram duras. “Foi um tiro falhado esta entrevista. Porque é que Sócrates faz isto?”, questiona.

“Faz uma prova de vida, para mostrar que não está esquecido e ainda para tentar influenciar os tribunais. Mas as declarações dele já estão banalizadas”, continua.

O antigo líder dos sociais-democratas garante que “os tribunais não gostam de pressão na praça pública”.

Mas algo ficou por explicar. A questão dos empréstimos recebidos. Para Marques Mendes Sócrates falhou nas explicações. “Já que ele resolveu dar a entrevista, podia ter explicado a questão dos empréstimos. Passou por isso como cão por vinha vindimada”, frisa.

Distribuição do medicamento contra a Hepatite C

Relativamente à questão que marcou a semana que passou, a morte de uma paciente devido à falta de medicamentos da Hepatite C, Marques Mendes acha que foi feito um “excelente acordo com a indústria farmacêutica”. No entanto, foi preciso ter-se verificado uma morte para algo mudar.

“Vai permitir tratar milhares de doentes com Hepatite C. Pelos termos de negociação, o Estado não paga por medicamento mas sim por cada tratamento. Também ficou garantido no acordo que só se houver pacientes curados é que o Estado paga. Nesta parte, o ministro merece um cumprimento”, refere satisfeito.

Contudo, deixou críticas à forma como o Governo geriu este caso. “Acho que a gestão política deste processo foi calamitosa. Há muitos membros do Governo que andam deslumbrados com números e estatísticas. É muito importante ter sensibilidade com as pessoas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório