Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Crato só foi ministro do Básico e Secundário, e mal"

Em entrevista ao Expresso, António Vicente, professor universitário e presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, lança duras críticas ao ministério da Educação e Ciência e em particular ao responsável pela tutela, o ministro Nuno Crato.

"Crato só foi ministro do Básico e Secundário, e mal"
Notícias ao Minuto

18:27 - 31/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Ciência

O presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, António Vicente, critica Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência, em entrevista publicada na edição diária do semanário Expresso: “Nuno Crato nunca foi ministro da Ciência. Só do Básico e Secundário, e mal”, afirma.

António Vicente, que também é professor na Universidade da Beira Interior, fala em “cortes cegos” e acusa ainda a Fundação para a Ciência e Tecnologia de ter chumbado quase metade dos centros e investigação nacionais, sem ter avaliado presencialmente e sem ter fundamentado os critérios para o chumbo.

Sobre o facto de a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ter cortado o acesso a financiamento a estas unidades de investigação, António Vicente sugere ainda que cumpriram um critério a priori, o de que quase 50% seriam chumbadas, ficando sem acesso a financiamento até 2020.

A dada altura da entrevista concedida ao Expresso, o homem que lidera o Sindicato Nacional do Ensino Superior sugere mesmo que o Ministério da Educação e Ciência mude de nome, abdicando da designação referente à “Ciência”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório