Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Documentário dá a conhecer qualidade do peixe dos Açores

A Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico (AAPAP), nos Açores, exibe na quinta-feira, pela primeira vez, o documentário "Do mar à mesa", que visa promover a qualidade do pescado açoriano e mostrar a sua comercialização e transformação.

Documentário dá a conhecer qualidade do peixe dos Açores
Notícias ao Minuto

16:02 - 22/07/14 por Lusa

País Associação

"Esse vídeo vai mostrar desde a captura artesanal, no mar dos Açores, do nosso pescado até à passagem em lota, à comercialização em fresco e até chegar ao restaurante", afirmou à agência Lusa José António Fernandes, da AAPAP e presidente da Federação das Pescas dos Açores, acrescentando que a ideia de realizar esse trabalho "é antiga".

O documentário, com duração de 30 minutos, tem estreia marcada para quinta-feira, pelas 12:00 horas locais, durante a sessão de inauguração do restaurante da AAPAP no festival gastronómico da festa "Cais de Agosto", em São Roque, ilha do Pico.

José António Fernandes reconheceu que "o vídeo demorou algum tempo" a ficar concluído, uma vez que foi necessário aguardar por boas condições atmosféricas para poder fazer as gravações no mar, mas "o resultado final é muito bom".

Além da colaboração de vários pescadores da ilha do Pico, o documentário da AAPAP conta com a participação do gastrónomo António Cavaco, que confeciona uma receita com peixe açoriano congelado.

Mostrando um mar azul calmo com a ilha do Pico ao fundo, o documentário revela que, atualmente, os Açores contam com 600 embarcações de pesca, sendo que 74% são os tradicionais barcos de boca aberta, com atividade ao longo de todo o ano junto à costa das ilhas.

"Vamos promover o nosso pescado para dentro de portas, ou seja, promover o pescado dos Açores transformado, congelado dentro dos Açores. Acho que há um défice muito grande nesse aspeto", considerou José António Fernandes, alegando que "o pescado açoriano fresco é ótimo, mas o congelado é igualmente bom".

José António Fernandes adiantou que pretende contatar a direção da RTP/Açores para que o documentário possa ser exibido na televisão e deste modo ficar acessível a um maior número de pessoas, bem como dá-lo a conhecer fora dos Açores.

"Futuramente levarei esse vídeo para fora, para mostrar como os Açores pescam, como transformam [o pescado] e de que forma o consomem. Esse vídeo será, com certeza, passado em vários lugares da nossa comunidade europeia", disse o responsável da AAPAP.

A Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico, sediada na Madalena, foi fundada em janeiro de 2004 e, além da compra em lota e venda de peixe fresco, produz congelados com o excedente durante todo o ano.

"A grande parte do produto transformado na Associação é consumida na região. Colocamos algum no continente, mas relativamente pouco, por enquanto", revelou José António Fernandes, acrescentando que os maiores clientes estão nas ilhas do Pico, Terceira e São Miguel.

[Notícia atualizada às 17h29]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório