Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

Funcionária de abrigo morta à facada por refugiado adolescente

A mulher estava a trabalhar quando espoletou um conflito entre adolescentes, no centro sueco para menores refugiados.

Funcionária de abrigo morta à facada por refugiado adolescente
Notícias ao Minuto

17:59 - 26/01/16 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Suécia

Alexandra Mezher, de 22 anos de idade, era funcionária num centro para crianças refugiadas sem acompanhante, em Molndal, na Suécia. A mulher, de ascendência libanesa, foi esfaqueada até à morte durante um conflito, na manhã de segunda-feira, noticia a BBC.

Não se sabe se Alexandra seria um alvo ou se foi atingida acidentalmente no meio da luta que gerou entre vários adolescentes refugiados. Entretanto, as autoridades revelaram que foi detido um rapaz de 15 anos.

“O agressor foi dominado por outros residentes, as pessoas estavam tristes e chateadas”, indicou Thomas Fuxborg, porta-voz da polícia sueca, conforme citado no site The Local.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, visitou as instalações do centro esta terça-feira e fez algumas declarações. O responsável admitiu que pode haver “muitas pessoas preocupadas” com a possibilidade de se repetirem crimes como este, numa altura em que a Suécia recebe milhares de menores sem acompanhante.

Os familiares da mulher já vieram a público falar sobre o crime e indicam que não culpam os refugiados. “A responsabilidade pela morte [de Alexandra] pertence aos políticos suecos”, afirmaram a uma publicação local, citada pelo Independent.

“É tão horrível. Era uma pessoa que queria fazer o bem, que queria dar um contributo e depois foi assassinada enquanto fazia o seu trabalho”, lamentou um dos seus primos.

O centro em questão abriga cerca de uma dúzia de refugiados com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade, uma pequena fração dos milhares de menores que chegam à Europa sozinhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório