Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mãe partiu perna da filha três vezes por dia para evitar amputação

Criança teve de se sujeitar a tratamento doloroso para conseguir ficar com ambas as pernas do mesmo tamanho.

Notícias ao Minuto

14:32 - 28/04/16 por Andrea Pinto

Mundo Tratamentos

Desesperada por perceber que a filha podia ter de amputar uma perna, Jackie preferiu optar pelo caminho mais difícil para que a filha pudesse ter uma vida normal. Para isso sujeitou a filha de quatro anos a fortes dores durante quatro meses.

Elsie Moravek sofre de deficiência focal femoral proximal, o que significa que a sua perna esquerda não desenvolve corretamente e era mais curta do que a direita. Os médicos informaram que havia três soluções para a menina: amputar a perna, colocar-lhe uma prótese ou submetê-la a um tratamento que permitiria fazer com que a perna crescesse.

Os pais da criança optaram pela terceira opção, um método que, segundo o The Mirror, se assemelha a uma prática medieval de tortura.

“Questionamo-nos se não estaríamos a ser maus ao sujeitar a nossa filha a isto e se valeria a pena. Mas sabíamos que era a decisão certa. Queríamos que a Elsie tivesse a melhor vida possível”, conta a mãe.

Aos 21 meses, a menina foi sujeita a uma operação ao joelho, tornozelo e anca que lhe permitiu começar a andar com a ajuda de um pé protético. Em agosto de 2015, aos três anos, mudou-se durante quatro meses com a mãe para Baltimore para se sujeitar a novo tratamento.

Durante a cirurgia, o fémur e a tíbia de Elsie foram cirurgicamente separados e mantidos intactos através de um fixador de metal externo com dez parafusos perfurados na sua pele, músculos e ossos. A sua mãe, três vezes por dia, tinha de girar manualmente os parafusos para separar por um milímetro o fémur e a tíbia. 

A criança, conta a mãe, estava em constante sofrimento durante todo o tratamento.

Quatro meses depois, Elsie tem agora as duas pernas do mesmo tamanho mas continua com o mesmo problema na perna esquerda. Como continua em crescimento, terá no futuro de passar por um novo tratamento para conseguir que a perna acompanhe o crescimento da outra perna.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório