Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Stella, a pit bull prisioneira que está a gerar polémica em Inglaterra

Stella está há dois anos num espaço minúsculo. Um tribunal acaba de ordenar a sua “destruição”.

Stella, a pit bull prisioneira que está a gerar polémica em Inglaterra
Notícias ao Minuto

10:45 - 01/03/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo BBC

A BBC expôs as condições em que uma pit bull vive há dois anos, numa espera que se assemelha à de um condenado à pena de morte. O dono já foi mais de uma dezena de vezes a tribunal mas Stella pode ter os dias contados. Em Inglaterra, há quem critique o próprio sistema judicial.

A história trágica de Stella começou em 2014. A polícia visitou a casa do dono, por uma questão não relacionada com o animal, e quando viu o pit bull – raça que integra a lista de cães perigosos – decidiu apreendê-la.

De então para cá, o dono foi 11 vezes a tribunal tentar a libertação do animal. Mas o que mais surpreende são as condições a que o animal, sobre o qual não havia nenhuma queixa relacionada como morder alguém, está sujeito.

Stella está fechada há dois anos numa jaula com menos de um metro de largura e 2,75 de metros de comprimento. Ao contrário das dezenas de animais que vivem no mesmo canil, Stella não é levada a passear porque esta pit bull é o único animal de uma raça considerada perigosa a viver naquele canil de Devon & Cornwall.

Apenas por duas vezes saiu da jaula, para avaliações de comportamento. E em ambas as vezes, o seu comportamento recebeu a 'nega' por parte das autoridades.

Embora não haja relatos de ataques, dois dos funcionários do canil afirmam ter sido alvo de comportamento agressivo por parte da cadela. Uma antiga funcionária do mesmo canil, Laura Khanlarian, revelou que as ordens foram expressas: a pit bull não deve ser tocada. À mesma BBC, Kendal Shepherd, que conta com 30 anos de experiência em veterinária e comportamento animal, afirma que “é injustificado e cruel. Mas é o que o nosso sistema nos força a fazer”.

No passado dia 8 de fevereiro, o dono de Stella ouviu em tribunal a ordem de que o animal devia ser destruído. Como é um animal, não tendo personalidade jurídica, o termo que a lei aplica é semelhante ao que se aplica aos objetos.

Com 28 dias para apelar da decisão, o caso foi agora conhecido do público e mereceu ampla cobertura por parte da BBC. O sistema judicial é o alvo das críticas por sujeitar o animal a condições de vida difíceis, enquanto Stella espera pela morte a que foi condenada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório