Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O 'frio' e curto encontro entre Mariano Rajoy e Pedro Sanchez

Encontro demorou meia hora e frieza era quase palpável.

Notícias ao Minuto

17:59 - 12/02/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Espanha

O líder do PP espanhol e ex-primeiro-ministro, Mariano Rajoy, e o líder do PSOE, Pedro Sanchez, reuniram esta tarde durante meia hora. Numa altura em que o debate politico em Espanha lembra as dúvidas que houve em Portugal há relativamente pouco tempo. E a atitude dos dois políticos parece ser bem elucidativa do ambiente que se vive nesta altura.

O partido de Mariano Rajoy, recorde-se, é da mesma área política que o anterior executivo português. E, tal como cá, foi o partido mais votado nas eleições mas sem maioria absoluta e o necessário apoio parlamentar. Já o PSOE de Pedro Sanchez, que na Europa se senta ao lado do PS português, embora não tenha sido o partido mais votado, ainda tem hipóteses de formar governo.

Antes das eleições espanholas vaticinava-se que ‘nuestros hermanos’ poderiam vir a viver uma crise política semelhante à portuguesa. Durante quase mês e meio, Portugal teve um governo já em regime de gestão, seguiu-se lhe um novo e curto Governo, logo chumbado no Parlamento, até finalmente António Costa conseguir formar Governo. Na Assembleia da República, porém, tem sido visível a tensão sentida entre Esquerda e Direita.

No encontro de hoje, naquilo que parece ser reflexo de igual tensão vivida em Espanha, Mariano Rajoy e Pedro Sanchez reuniram e, mesmo perante as câmaras, não chegaram a cumprimentar-se. O líder do PSOE ainda parece erguer a mão numa altura em que Rajoy abotoa o casaco, o que é certo é que o cumprimento nunca chegou a acontecer.

O Europa Press realça a frieza sentida pelos presentes, entre os líderes dos dois maiores partidos de Espanha. Os dois políticos tiveram a sua reunião, já sozinhos. Mas apesar das dúvidas dos espanhóis sobre o governo do país, o encontro terá demorado apenas cerca de meia hora.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório