Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Alfaiate italiano veste os papas há mais de 200 anos

Foi há mais de dois séculos que Giovanni Gammarelli, alfaiate italiano, se dedicou à criação de vestimentas para o clero romano e, desde então, a sua casa 'Gammarelli' é a responsável pelas vestes dos papas. Poder-se-á dizer que, na dúvida sobre a identidade do novo Papa, a única certeza é que vestirá Gammarelli.

Alfaiate italiano veste os papas há mais de 200 anos
Notícias ao Minuto

09:51 - 13/03/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vaticano

Nos últimos 215 anos o Vaticano apenas conheceu uma casa de alfaiate: a Gammarelli, que cria as vestes e paramentos e já está a preparar a indumentária do novo Papa. Esta marca também já vestiu dois portugueses: D. José Saraiva Martins e D. José Policarpo.

Agora nas mãos do neto do criador da loja, Annibale Gammarelli, a alfaiataria tem em curso a criação da veste do ainda desconhecido novo Papa, mas a casa “recusa revelar detalhes sobre os paramentos dos cardeais, sacerdotes, bispos”, cita o Diário de Notícias (DN).

A criação das vestes do clero começou em 1798, com o Papa Pio VI a tomar as rédeas da igreja católica. Na altura, as roupas saíam das mãos de Giovanni Gammarelli, mas cedo a arte passou para o seu filho, Filipe, e agora cabe a Annibale – o neto – manter a tradição.

Apesar de a sua fama já ser conhecida desde os primeiros tempos no activo, foi com a mudança de nome – para Annibale Gammarelli, em homenagem ao filho – que a loja alcançou o estrelato mundial. E, em 2000, ganhou lugar entre as lojas históricas da capital italiana.

Em 1874 a alfaiataria foi transferida para a Rua de Santa Clara, junto ao Palácio da Academia Eclesiástica, e não voltou a mudar. Os próximos sucessores no trono da loja já estão escolhidos: serão os bisnetos de Giovanni Gammarelli, Massimiliano, Lourenço e Paulo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório