Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

França e Alemanha pressionam UE para travar financiamento a terroristas

A França e a Alemanha pressionaram hoje a União Europeia a acelerar os planos de combate ao financiamento de grupos terroristas.

França e Alemanha pressionam UE para travar financiamento a terroristas
Notícias ao Minuto

20:59 - 09/02/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

Paris (onde no ano passado ocorreram dois grandes ataques terroristas) e Berlim querem que os planos sejam aplicados até junho, de acordo com uma fonte, citada pela agência France Presse, presente nas conversações entre os dois governos que decorrem na capital francesa.

"Temos que acelerar o processo", disse o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, na conferência de imprensa com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble.

O apelo surgiu uma semana depois de a Comissão Europeia ter revelado planos para asfixiar o financiamento de grupos terroristas, com a França a pressionar o assunto depois dos ataques de janeiro e novembro do ano passado.

O conjunto de medidas incluem a intensificação de esforços para detetar movimentos internacionais de dinheiro suspeitos, bem como tentar perceber melhor como os grupos terroristas usam dinheiro virtual, como o 'Bitcoin'.

Michel Sapin chamou aos planos "boas propostas", mas sublinhou: "Agora temos apenas uma preocupação, que estes planos sejam adotados de maneira extremamente rápida ao nível europeu, para que possam ser aplicados o mais brevemente possível em cada um dos nossos países".

Os planos, que têm que ser aprovados pelo Parlamento Europeu, são baseados maioritariamente em propostas francesas. Os ministros das Finanças da União Europeia deverão reunir-se na sexta-feira em Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório