Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

China supera Alemanha como maior gerador mundial de energia solar

A China superou a Alemanha como o maior gerador mundial de energia solar, com 43 gigawatts de capacidade instalada no final de 2015, segundo dados publicados hoje pela Associação da Indústria Fotovoltaica do país asiático.

China supera Alemanha como maior gerador mundial de energia solar
Notícias ao Minuto

11:21 - 21/01/16 por Lusa

Mundo Setor

O país acrescentou 15 gigawatts à sua capacidade de geração, um aumento de 40 por cento face ao início do ano passado e que lhe permite superar a maior economia da zona euro, que tem 40 gigawatts.

"Uma coisa é a instalação, outra coisa é a utilização", apontou à Lusa o consultor e especialista em alterações climáticas português Renato Roldão, radicado em Pequim há quase uma década.

Ao contrário da Europa - explicou o técnico português -, a China carece de um sistema de consumo de energia que cobre um valor adicional a quem consome energia produzida a partir de combustíveis fósseis.

Como resultado, "o desperdício é enorme".

Cerca de dois terços da energia consumida no país assentam no carvão, apesar de este ser o maior investidor em energias renováveis entre as nações em desenvolvimento - 89 mil milhões de dólares, só em 2014.

A ambição do "gigante" asiático é potenciar a sua capacidade instalada para que em 2020 15% do total da energia consumida no país proceda de fontes limpas.

A Administração Nacional de Energia da China prevê triplicar a capacidade de geração de energia solar instalada até aos 150 giga watts, nos próximos cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório