Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cabo Verde lança novo sistema informático para agilizar serviços alfandegários

Cabo Verde apresentou hoje oficialmente, na cidade da Praia, um novo sistema informático das alfândegas, ferramenta que visa reduzir o tempo e o custo de retirada das mercadorias e erradicar os documentos em papel dos processos aduaneiros.

Cabo Verde lança novo sistema informático para agilizar serviços alfandegários
Notícias ao Minuto

13:52 - 12/01/16 por Lusa

Mundo Sydonia World

O novo sistema informático, que já funciona em regime experimental desde setembro, passa por uma atualização da plataforma digital "Sydonia++" para a "Sydonia World", e, na prática, irá permitir a tramitação e acompanhamento "online" em tempo real dos processos aduaneiros.

"O processo era todo em papel e agora está completamente desmaterializado, tudo funciona 'online'", explicou o coordenador do projeto, Carlos Lobo, sublinhando a redução de custos conseguida com a eliminação total dos impressos e declarações aduaneiras e a redução em 90 por cento das guias de cobrança.

Carlos Lobo destacou ainda a redução da necessidade de deslocações às alfândegas e a redução do tempo em cada processo.

"Os despachantes agora metem um despacho às 10 da manhã e às três da tarde a mercadoria já sai. Houve uma redução de dois dias para algumas horas", disse.

A projeto Sydonia World é financiado pela União Europeia, no âmbito da Parceria Especial com Cabo Verde, no montante de 420 mil euros, correspondente a 60 por cento do valor global do projeto.

Presente na sessão oficial de lançamento, o representante da União Europeia em Cabo Verde, o embaixador José Manuel Pinto Teixeira, sublinhou a importância do programa na melhoria do ambiente de negócios e da competitividade em Cabo Verde.

Considerou ainda tratar-se de um "passo fundamental" na melhoria da supervisão e controlo das receitas aduaneiras.

"O funcionamento das alfândegas tem sido um dos problemas identificados na área dos negócios", disse Pinto Teixeira em declarações à agência Lusa, considerando que o programa irá resolver os "atrasos, as indefinições de critérios, de taxas alfandegárias e de avaliações" e tornar "todo esse processo mais rápido, mais eficaz e mais transparente".

"É uma contribuição muito importante para a melhoria do ambiente de negócios", acrescentou.

No mesmo sentido, a ministra das Finanças de Cabo Verde, Cristina Duarte, destacou a importância do bom funcionamento da administração aduaneira num país que importa 80 por cento dos seus bens bem como o seu papel no arrecadamento de receitas.

Para Cristina Duarte, o novo sistema informático das alfândegas representa "uma mudança de paradigma" que irá trazer maior transparência aos processos alfandegários.

"Estaremos melhor munidos para combater a corrupção, que toda a gente sabe que existe. Uma administração aduaneira mais transparente é menos vulnerável à corrupção", disse Cristina Duarte.

O "Sydonia World" irá ainda permitir a integração do sistema das alfândegas com outros sistemas, designadamente a Janela Única Portuária (Enapor), Direcção-Geral de Indústria e Comercial (DGIC), Direção Geral de Viação e Segurança Rodoviária (DGVSR), Instituto Nacional de Estatística (INE), Direção-Geral do Tesouro, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório