Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 230 mil migrantes entraram por mar na Grécia desde janeiro

Mais de 230 mil migrantes chegaram à Grécia por mar desde o início do ano, contra perto de 17.500 no mesmo período em 2014, disse hoje o ministro-adjunto da Marinha Mercante grego, Nikos Zois.

Mais de 230 mil migrantes entraram por mar na Grécia desde janeiro
Notícias ao Minuto

13:25 - 03/09/15 por Lusa

Mundo Nikos Zois

"Mais de 80%" destes migrantes, registados pela guarda costeira, "são refugiados", candidatos a asilo político, sublinhou numa conferência de imprensa, na qual estiveram outros ministros gregos, para anunciar as medidas de resposta a este fluxo migratório do Governo grego.

"Trata-se de uma progressão exponencial, e não sei como é possível preparar-se para isto", acrescentou, numa altura em que as autoridades gregas são criticadas, interna e externamente, pelas falhas na assistência a estas populações.

Este aumento veio confirmar que mais migrantes tentaram entrar na Europa, a partir da Grécia, numa reação à vigilância reforçada na fronteira marítima entre a Líbia e a Itália, decidida pela UE na sequência de uma série de naufrágios ao largo da ilha italiana de Lampedusa, em abril.

Dado o estatuto destes migrantes, "os apelos para que sejam expulsos não podem ser a base, nem uma estratégia, nem uma tática" de resposta, sublinhou Zois.

O ministro Nikos Christidulakis pediu aos gregos que "ofereçam o que puderem para ajudar" estes exilados, na grande maioria sírios.

Em particular, pediu aos armadores que forneçam embarcações como abrigos e para serem transferidos para ilhas do mar Egeu, principais portas de acesso ao país devido à proximidade com as costas turcas.

O Governo pretende atuar para ajudar estas ilhas, onde chegam milhares de migrantes, deixados à sorte, o que "perturba a atividade económica e social" devido ao risco de tensões com os residentes, sublinhou o ministro da Economia, Infraestruturas, Marinha e Turismo grego.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório