Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Nova Zelândia já tem quatro bandeiras finalistas. Só falta votar

O referendo que escolherá a bandeira preferida dos neozelandeses deverá ser em novembro.

Nova Zelândia já tem quatro bandeiras finalistas. Só falta votar
Notícias ao Minuto

11:30 - 02/09/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Referendo

Os habitantes da Nova Zelândia deverão escolher, através de um referendo no mês de novembro, a próxima bandeira do país. O concurso começou por ter 10,2 mil desenhos, mais tarde foram escolhidos 40 e agora foram eleitas as quatro favoritas.

A sugestão da mudança da bandeira foi do primeiro-ministro, John Key, que acredita que a Union Jack (bandeira britânica que ilustrava a neozelandesa) devia ser removida por fazer parte do passado.

De acordo com a BBC News, três das quatro bandeiras finalistas são bastante idênticas, já que exibem uma folha de feto, um símbolo que aparece nos equipamentos dos All Blacks, a seleção de râguebi. Já a quarta bandeira que irá a votação tem o koru, um símbolo maori que representa uma nova vida, a força e a paz.

Em novembro, os neozelandeses escolherão qual a preferida e no próximo ano terão a possibilidade de escolherem entre a vencedora do concurso e a atual bandeira da Nova Zelândia.

O processo, que custará cerca de 15 milhões de euros, e as bandeiras em si estão a ser muito criticados por diversas pessoas na Nova Zelândia. O primeiro-ministro já mostrou as suas preferências, sendo que as bandeiras com a folha de feto e as estrelas são as suas favoritas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório