Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Um morto e milhares de retirados devido a violentos incêndios

Mais de nove mil bombeiros continuavam a combater, este domingo, violentos incêndios que lavram no estado da Califórnia, nos EUA, que fizeram pelo menos um morto e obrigaram à retirada de 12 mil pessoas no fim de semana.

Um morto e milhares de retirados devido a violentos incêndios
Notícias ao Minuto

06:16 - 03/08/15 por Lusa

Mundo Califórnia

Pelo menos 21 fogos estavam ativos na tarde de domingo em todo o estado, incluindo um no norte da Califórnia, cuja dimensão duplicou durante a noite de sábado, consumiu uma área superior a 190 quilómetros quadrados, destruiu 24 casas e provocou a morte de um bombeiro, informa o Los Angeles Times.

O incêndio, que deflagrou perto da localidade de Clear Lake, que estava contido em apenas 5% na tarde de domingo, levou as autoridades a ordenarem a evacuação das casas na zona, com a retirada a envolver 12 mil pessoas, de acordo com o diário.

O governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, declarou, esta sexta-feira, o estado de emergência devido aos incêndios, assinalando, em comunicado, que "a grave seca e as temperaturas extremas transformaram boa parte do estado num barril de pólvora".

Segundo dados facultados pelas autoridades estaduais, arderam desde o início desta vaga de incêndios -- que começou na passada quinta-feira -- aproximadamente 49 mil hectares.

A maioria dos incêndios teve origem em relâmpagos, enquanto as causas dos restantes permanecem desconhecidas. As autoridades indicaram, no entanto, que não suspeitam que os incêndios tenham origem criminosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório