Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Putin felicita Obama e apela para diálogo em pé de igualdade

O presidente russo, Vladimir Putin, apelou hoje para que haja um diálogo igual entre Moscovo e Washington, ao felicitar o Presidente dos EUA, Barack Obama, nação que hoje comemora o Dia da Independência, informou o Kremlin.

Putin felicita Obama e apela para diálogo em pé de igualdade
Notícias ao Minuto

12:13 - 04/07/15 por Lusa

Mundo Dia Independência

"Na sua mensagem de felicitações, o chefe de Estado russo sublinhou que as relações russo-norte-americanas, apesar das diferenças existentes entre os dois países, continuam a ser muito importantes para garantir a segurança e a estabilidade no mundo", refere o comunicado divulgado pela Presidência da Rússia.

Putin manifestou a confiança de que "em diálogo em pé de igualdade e com base no respeito mútuo dos seus interesses", a Rússia e os Estados Unidos são capazes de encontrar soluções para os problemas internacionais mais complexos e enfrentar eficazmente com os desafios e as ameaças globais.

Na sexta-feira, o chefe do Kremlin pediu ao Conselho de Segurança da Rússia uma análise e avaliação aos riscos e a ameaças que o país enfrenta, com o objetivo de ajustar a sua estratégia de segurança nacional.

"Temos de reagir de forma adequada" às decisões tomadas no Ocidente contra a Rússia, "analisar todas as ameaças e os riscos potenciais nos domínios político, económico e de informação e sobre essa base corrigir a estratégia de segurança nacional", afirmou então.

Putin justificou o anúncio com a intenção manifestada por alguns países ocidentais, com os Estados Unidos na liderança, de manter ou mesmo endurecer as sanções contra a Rússia no âmbito da crise na Ucrânia.

"Os últimos desenvolvimentos mostram que não devemos esperar num futuro próximo mudanças na política hostil (para a Rússia) por parte de alguns dos nossos adversários geopolíticos", disse.

Putin lembrou que a União Europeia alargou recentemente as sanções contra Moscovo, enquanto nos Estados Unidos há um debate constante sobre a possibilidade de endurecer a punição contra a Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório