Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Referendo grego não cumpre standards europeus

Realização ou não do referendo grego mantém-se em dúvida.

Referendo grego não cumpre standards europeus
Notícias ao Minuto

14:44 - 01/07/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Conselho

Conselho da Europa considera que o referendo grego não cumpre os standards europeus. O problema é ter sido convocado muito em cima da hora, avança a SIC Notícias.

"É evidente que o prazo é demasiado curto face aos nossos padrões", disse à AFP o porta-voz da instituição Daniel Holtgen.

Os padrões referidos, esclareceu, correspondem às recomendações da Comissão de Veneza, órgão jurídico do Conselho, e que são frequentemente seguidas em matéria constitucional.

Segundo Holtgen, "os eleitores devem saber quais são as perguntas com pelo menos duas semanas de antecedência, o que não foi o caso".

Outro dos pontos é a necessidade de as questões a referendar "serem muito claras e compreensíveis", o que o Conselho da Europa considera não se verificar.

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, convocou com nove dias de antecedência - a 24 de junho para o próximo domingo - um referendo à proposta dos credores europeus.

O programa de assistência à Grécia expirou na terça-feira, dia em que Atenas falhou ainda um pagamento ao Fundo Monetário Internacional.

A situação conheceu desenvolvimentos também na terça-feira, com Tsipras a enviar novas propostas para avaliação dos credores que se reuniram nesse mesmo dia e voltam hoje a analisar os documentos, via teleconferência.

O Conselho da Europa é uma instituição de defesa dos direitos humanos, com sede em Estrasburgo, e integra 47 Estados-membros, incluindo todos os da União Europeia.

O referendo, recorde-se, está agendado para este domingo, dia 5 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório