Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pessoas depressivas são mais propensas a sofrer de Parkinson

São já vários os estudos que relacionam a depressão crónica e a forte probabilidade de se sofrer de Parkinson. Uma equipa de investigadores da Universidade de Umea vem reforçar essa tese.

Pessoas depressivas são mais propensas a sofrer de Parkinson
Notícias ao Minuto

18:57 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A linha que separa a depressão do Parkinson é muito ténue e um novo estudo vem reforçar teorias antigas de que as pessoas depressivas são mais propensas a vir a sofrer da doença no futuro.

Peter Nordstrom, da Universidade de Umea, na Suécia, foi o mentor do estudo que analisou toda a população sueca que tinha 50 anos até o final de 2005. 26 anos depois de iniciarem as análises, conta a Globo no seu site, os investigadores detectaram que perto de 1% das pessoas que tiveram depressão ficaram com Parkinson, ao contrário de apenas 0,4% da população que nunca teve depressão.

“Vimos esta relação entre depressão e doença de Parkinson ao longo de um período de tempo de mais de duas décadas, de modo que a depressão pode ser um sintoma precoce da doença de Parkinson ou um fator de risco para a doença”, explicou Peter Nordstrom, reforçando, porém que não existem ainda provas concretas de que a depressão possa ser uma das causas diretas da doença de Parkinson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório