Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Apagão paralisa Turquia. Ministro não exclui ato terrorista

Transportes públicos como o metropolitano e serviços como as bombas de gasolina fazem parte do leque de serviços encerrados ou a funcionar sob forte condicionamento.

Notícias ao Minuto

13:51 - 31/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Energia

Ancara e Istambul fazem parte do leque de dezenas cidades turcas que estão a ser afetadas por aquele que é já considerado o maior apagão dos últimos 15 anos no país.

As falhas de energia têm afetado transportes públicos e os mais diversos serviços, levando mesmo à criação de um gabinete de crise por parte do ministério da Energia, para lidar com a situação. Em Istambul, por exemplo, o serviço de elétricos e o túnel ferroviário que liga a margem asiática e a margem europeia da cidade também foram encerrados, acrescenta a agência Lusa.

O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu admite ainda que não se sabe a origem do apagão e que todas as hipóteses estão em cima da mesa, “incluindo terrorismo”, cita o The Independent.

Entretanto o responsável pela pasta de Energia do executivo turco, Taner Yildiz, adiantou que algumas zonas do país estão, gradualmente, a voltar ao normal. Sobre o que poderia ter provocado o apagão, disse que “não podemos confirmar se a falha de energia foi um ciberataque ou um ataque terrorista”.

Segundo a companhia nacional de eletricidade turca (Teias), a corrente elétrica poderá vir a ser restabelecida ao início da tarde em 10 províncias afetadas, bem como em vários bairros das duas principais cidades do país, Ancara e Istambul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório