Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Indonésia retoma operações de busca no mar de Java

As equipas de salvamento da Indonésia retomaram hoje as operações de busca, quando faltam encontrar 86 das 162 vítimas que seguiam a bordo do avião da AirAsia que se despenhou, a 28 de dezembro, no mar de Java.

Indonésia retoma operações de busca no mar de Java
Notícias ao Minuto

06:21 - 01/02/15 por Lusa

Mundo AirAsia

O chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, anunciou, na semana passada, uma pausa de dois dias para as equipas de salvamento após semanas de buscas sob condições inóspitas.

Até ao momento, apenas foram recuperados 76 corpos das 162 pessoas que seguiam a bordo do Airbus A320-200, que deslocou da cidade indonésia de Surabaia com destino a Singapura.

Sessenta e oito mergulhadores da agência e de outras entidades, empresas e clubes, vão centrar-se na procura dos destroços da fuselagem do avião da companhia de baixo custo malaia e os corpos restantes, afirmou o mesmo responsável.

"O nosso foco hoje passa por encontrar corpos que possam estar presos na fuselagem ou soterrados na lama", disse S.B. Supriyadi, da agência que coordena as buscas, em declarações à agência AFP.

"As condições meteorológicas são boas e as ondas têm apenas um metro de altura", especificou, acrescentando que na zona se encontram seis barcos.

A busca foi alargada para a ilha de Sulawesi, depois de pescadores terem encontrado corpos.

O exército indonésia, que forneceu a maior parte dos equipamentos e do pessoal da operação, anunciou, na terça-feira, a sua retirada da missão.

"As nossas forças foram retiradas" da zona de busca, ao largo da ilha do Bornéu, declarou o contra-almirante Widodo, pedindo desculpa aos familiares das vítimas, após várias tentativas fracassadas para fazer emergir a fuselagem do avião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório