Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Absolvidos 26 acusados de prática homossexual num balneário

Um tribunal egípcio absolveu hoje 26 homens acusados de "devassidão" na sequência da sua detenção noturna num balneário ("hammam") do Cairo, por suspeita de atividade homossexual, num caso que suscitou preocupação internacional.

Absolvidos 26 acusados de prática homossexual num balneário
Notícias ao Minuto

21:55 - 12/01/15 por Lusa

Mundo Egito

"Alá é grande" e "Longa vida à justiça" gritaram os réus perante o veredito, mas os promotores recorreram da sentença.

Os homens foram presos numa operação a 07 de dezembro em Azbakeya, perto do Cairo, havendo o receio de uma repressão policial alargada sobre homossexuais no país.

A ação policial foi filmada por uma jornalista de televisão, que dias depois a emitiu no canal privado por satélite Al-Qahira Wel Nas, mostrando homens seminus, que taparam o rosto enquanto eram arrastados para fora do balneário em direção aos carros da polícia.

Os réus, incluindo o proprietário do balneário e quatro funcionários, foram levados algemados ao tribunal e colocados numa espécie de cela de metal supervisionada por polícias armados.

"Finalmente, num caso destes, um tribunal egípcio emitiu um veredito de acordo com a lei", congratulou-se Ahmed Hossam, um dos advogados de defesa.

Embora a lei egípcia não proíba esta orientação sexual, homossexuais já antes foram presos sob acusação de devassidão.

No passado, as acusações iam de "desprezo pela religião" a "práticas sexuais contrárias ao Islão".

Neste caso, 25 dos réus foram libertados de imediato, enquanto um, de origem sudanesa, permaneceu sob custódia para verificação de antecedentes, segundo as autoridades.

Apesar do desfecho, o episódio reacendeu a polémica sobre a atitude das autoridades perante os suspeitos de homossexualidade, nomeadamente a prática de testes anais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório