Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Dois homens declaram-se culpados do assassínio de agente norte-americano

Dois dos sete colombianos implicados na morte de um agente do Departamento Antidroga dos Estados Unidos (DEA, em inglês) na Colômbia declararam-se, na sexta-feira, culpados pelo homicídio em segundo grau, informou fonte oficial.

Dois homens declaram-se culpados do assassínio de agente norte-americano
Notícias ao Minuto

09:36 - 20/12/14 por Lusa

Mundo Colômbia

Ómar Fabián Valdés Gualtero e Édgar Javier Bello Murillo, ambos de 28 anos, também confessaram a sua culpa no crime de conspiração para sequestrar James "Terry" Watson em Bogotá, a 20 de junho de 2013.

Segundo informou o Departamento de Justiça norte-americano em comunicado, Valdés Gualtero e Bello Murillo admitiram as acusações num tribunal do estado de Virginia (EUA).

Valdés Gualtero reconheceu que organizou o roubo que resultou na morte de Watson, levado num táxi dos seus cúmplices à saída de um restaurante em Bogotá para ser sujeito a um "passeio milionário", um sequestro frequentemente rápido em que se obriga a vítima a levantar dinheiro de várias caixas multibanco.

Com ele, atuaram outros seis membros de um grupo conhecido como os "Canários" que tentaram, sem êxito, roubar o agente, agredindo-o antes o apunhalar.

Bello Murillo admitiu ter apunhado o agente "pelo menos quatro vezes", segundo o comunicado.

Os sete implicados no assassínio foram detidos e extraditados da Colômbia para os Estados Unidos para responderem pelas acusações relacionadas com o crime.

Seis foram acusados de homicídio e conspiração para sequestrar, enquanto ao sétimo elemento -- Daniel Peralta-Bocachica -- foi imputado o crime de obstrução à justiça por ter limpado o sangue da vítima no assento traseiro do táxi.

Todos se declararam culpados e três foram já condenados a penas de prisão: Julio Estiven Gracia Ramírez (a 20 anos), Héctor Leonardo López (a 25 anos) se Andrés Álvaro Oviedo García (a 27 anos).

Peralta-Bocachica e outro arguido (Edwin Gerardo Figueroa Sepúlveda) vão conhecer a sentença a 18 de abril do próximo ano, enquanto Valdés Gualtero e Bello Murillo oito dias antes.

"Apesar de isto ser um importante marco nos nossos esforços para alcançar justiça para um herói caído, o nosso trabalho está longe de ter acabado", afirmou o Secretário da Justiça dos EUA, Eric Holder, no mesmo comunicado citado pela Efe.

"O Departamento de Justiça não irá descansar no seu compromisso de honrar o serviço e o profundo sacrifício do agente especial Watson", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório