Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia realiza com êxito lançamento de teste de míssil intercontinental

A Rússia realizou hoje com êxito o lançamento de teste de um míssil intercontinental Topol-M (SS-27 Sickle B, segundo a classificação da NATO), comunicou o Ministério da Defesa russo.

Rússia realiza com êxito lançamento de teste de míssil intercontinental
Notícias ao Minuto

10:00 - 01/11/14 por Lusa

Mundo Topol-M

"Foi feito um lançamento do programa de provas dos mísseis Topol-M, instalados em silos. O míssil atingiu o alvo", disse à agência Interfax o coronel Igor Yegorov, porta-voz militar.

Indicando que o objetivo do ensaio era comprovar as características técnicas do emprego deste tipo de armamento, o responsável precisou que o míssil foi lançado às 09:20, hora de Moscovo (05:00 em Lisboa), desde Pletsesk, no noroeste da Rússia, até Kamchatka, no oceano Pacífico, a milhares de quilómetros.

"O lançamento voltou a demonstrar a elevadíssima precisão dos mísseis Topol-M, confirmando que as soluções técnicas que se empregaram no seu desenho foram as acertadas", referiu Yegorov.

O Topol-M tem um alcance de 11.000 quilómetros e pode levar até seis ogivas nucleares.

Uma das versões deste míssil pode ser disparada desde camiões equipados com rampa, que têm uma autonomia de 500 quilómetros e podem rodar a uma velocidade máxima de 75 quilómetros por hora.

Segundo os especialistas militares russos, estas armas são capazes de enganar o escudo antimísseis dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório