Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Burlão com 20 anos até o rei cumprimentou

Um jovem espanhol está a dar que falar no país vizinho. Francisco Nicolás Gómez-Iglesias tem 20 anos, mas movimentava-se nos círculos do PP espanhol como um peixe na água. Apresentava-se sempre bem vestido e bem falante e talvez por isso ninguém tenha desconfiado. Apareceu ao lado de Aznar, cumprimentou o rei Felipe VI na sua proclamação e assistiu a jogos na bancada VIP no Estádio do Real Madrid. Foi detido terça-feira, após cinco anos a enganar toda a gente.

Burlão com 20 anos até o rei cumprimentou
Notícias ao Minuto

09:40 - 19/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Francisco Nicolás Gómez-Iglesias, tem 20 anos. Ninguém sabe explicar de onde vem ou quem são os seus amigos, mas este jovem espanhol movimentava-se livremente no círculo do PP. Durante cinco anos, enganou toda a gente. Na terça-feira passada foi detido pela polícia por suspeitas de falsificação, usurpação de funções púbicas e esquemas fraudulentos, escreve o Diário de Notícias.

Para a posteridade, deste período, ficam fotografias ao lado do antigo primeiro-ministro José María Aznar ou de um cumprimento a Felipe VI, no momento da sua proclamação como rei de Espanha. Mas certamente haverá muitos mais momentos que ficarão na memória deste jovem ‘burlão’, nomeadamente as partidas a que assistiu na bancada VIP do estádio do Real Madrid, ou no do rival Atlético, ao lado de Radamel Falcao.

A juíza responsável pelo processo que agora lhe foi instaurado na escondeu a sua estupefação quando foram apresentados os factos, afirmando “não compreender como um jovem de 20anos, apenas com o seu palavreado e aparentemente com a sua própria identidade pôde aceder a conferências, lugares e atos sem alertar ninguém desde o início desta sua conduta”.

Frankie, como o tratam os seus amigos, apresentava-se a quem ia conhecendo como alguém que ocupava um alto cargo numa qualquer instituição, fosse como assessor do Gabinete Económico da Moncloa, dirigente do Partido Popular, ou representante das direções da Guarda Civil ou agente dos serviços secretos. Fê-lo sempre sem apresentar qualquer documentação.

Este jovem, que estudava no Centro Universitário de Estudos Financeiros de Madrid, para se deslocar usava “veículos de gama alta aos quais acrescentava um farol de luz semelhante aos usados pelas forças de segurança” e agora diz que terá dificuldades em voltar à faculdade porque não vão deixá-lo “em paz, sou trending topic”, explica.

O único caso, citado pelo Diário de Notícias, de burla concreta tem que ver com o pagamento exigido a um homem a quem pediu 25 mil euros, quando se fazia passar por assessor da vice-presidente do governo, para mediar a venda de um imóvel em Toledo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório