Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Alemanha candidata à presidência da OSCE em 2016

A Alemanha é candidata à presidência da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em 2016, anunciou hoje o governo alemão.

Alemanha candidata à presidência da OSCE em 2016
Notícias ao Minuto

17:14 - 01/10/14 por Lusa

Mundo Organização

Com esta candidatura, "o governo alemão reitera a sua vontade de assumir mais responsabilidades no seio da OSCE", organização que tem "funções importantes na crise ucraniana e contribui para uma desescalada" através de missões de observadores e do grupo de contacto trilateral (Rússia, Ucrânia e OSCE), referiu o porta-voz do executivo de Berlim, Steffen Seibert.

A decisão sobre a presidência rotativa da OSCE para 2016 será tomada no final do ano em Basileia (Suíça), recordou o representante, num encontro com a comunicação social.

A OSCE é atualmente presidida pela Suíça, que será substituída em 2015 pela Sérvia.

Criada durante a Guerra Fria para a resolução de conflitos e observação de eleições, a OSCE resultou da transformação da Conferência para a Segurança e Cooperação na Europa criada em Helsínquia em 1975.

A OSCE conta atualmente com 57 Estados-membros, incluindo países como a Rússia e os Estados Unidos.

A instituição dispõe atualmente de missões em cerca de 15 países, nomeadamente nas repúblicas da ex-Jugoslávia, como é o caso da Bósnia-Herzegovina, onde supervisiona o processo de democratização e o respeito pelos Direitos Humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório